Atividade faz parte das programações do Janeiro Roxo; terá a presença da médica e professora, Seyna Ueno. Além de palestra, evento terá atendimento individual específico.
Dentro das atividades do Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização e combate à hanseníase, a Secretaria de Saúde de Porto Nacional realiza uma ação especial voltada à população do distrito de Luzimangues. O evento acontecerá nesta quinta-feira, 23 de janeiro, na Unidade de Saúde Nazaré Rodrigues de Lima, às 09 horas, e terá como destaque a presença da especialista Senya Ueno, médica hansenóloga que conduzirá uma palestra sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.
Dados sobre a Hanseníase no Brasil
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hanseníase de 2024, divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2022 foram registrados 14.962 cas os novos da doença no Brasil, sendo 645 (4,3%) em menores de 15 anos. Entre janeiro e novembro de 2023, o país diagnosticou ao menos 19.219 novos casos de hanseníase, representando um aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022. Esses dados colocam o Brasil em segundo lugar no ranking mundial de casos novos, atrás apenas da Índia.
Programação do evento
Após a palestra, serão realizados atendimentos para os pacientes que necessitam de avaliações dermatoneurológicas essenciais para identificar sinais da doença, com o objetivo de confirmar ou descartar o diagnóstico de hanseníase. Caso necessário, a médica Senya Ueno estará disponível para realizar atendimentos específicos e oferecer os encaminhamentos adequados.