O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), vem possibilitando a inclusão nos esportes por meio de apoios concedidos aos atletas que representam o estado em competições nacionais e internacionais. Dessa vez, o paratleta de Araguaína Jeverson Dantas Felix, consagrou-se campeão na categoria k1 (cadeirante tetraplégico), com kimono e sem kimono, no Campeonato Panamericano de Parajiu-jitsu, realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus/AM.
O lutador acabou de retornar ao Tocantins e destacou a importância da competição. “Esse evento reúne todas as classes com deficiência, onde são divididos cada um em sua classe por mobilidade motora. Essa competição é voltada apenas para deficientes e se tornou um caminho para as paralimpíadas”, pontuou o atleta.
Em 2023, o lutador de parajiu-jitsu tocantinense consagrou-se campeão brasileiro. O atleta também coleciona, em sua trajetória, o título do AJP Tour Goiânia, além das medalhas de prata e bronze na Liga Paraense de Jiu-jitsu. “Gostaria de agradecer o Governo do Tocantins e a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, por sempre me apoiarem nas competições, dando um apoio total. Sempre estarei treinando, dando o meu máximo para representar nosso estado”, finalizou o atleta.
A competição foi realizada nos dias 20 e 21 de abril e é uma realização da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP). A categoria Para-JiuJitsu foi criada exclusivamente para os paratletas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela, física/motora e/ou cognitivas, que se encaixe em alguma das 29 classificações funcionais.