Longa tocantinense “O Julgamento de Arlete” tem estreia prevista para 2026 e já é sucesso nas redes sociais

O longa-metragem tocantinense O Julgamento de Arlete, previsto para estrear em setembro de 2026, está em fase de finalização e já conseguiu grande repercussão nas redes sociais. A pílula de 1 minuto publicada pela atriz e protagonista Letícia Cerqueira alcançou 350 mil visualizações orgânicas em menos de 48 horas.

A obra foi produzida em Porto Nacional com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria da Cultura do Tocantins e apoio da prefeitura do município.

O Jornal Primeira Página convidou a diretora e roteirista Cláudia Roberta e a atriz e criadora de conteúdo Letícia Cerqueira para uma entrevista na sede do jornal, onde elas detalharam bastidores do filme, o processo criativo e o impacto da produção no audiovisual tocantinense.

O direct que virou um filme

O filme é dirigido e roteirizado por Cláudia Roberta, produtora da Cerrado Criativo, com trajetória iniciada no audiovisual em 2018, no Mato Grosso do Sul. Segundo ela, o projeto marca uma nova etapa da carreira.

O Julgamento de Arlete é o nosso primeiro longa-metragem que foi aprovado pela Lei Paulo Gustavo no Tocantins e vai ser estrelado pela atriz Letícia Cerqueira” conta.

Letícia conta que a parceria com a diretora surgiu após uma troca de mensagens em 2023 e se consolidou na criação do roteiro.

A Arlete já é um personagem que eu tinha na internet e quando a gente se reuniu pela primeira vez, a gente decidiu aumentar essa história. A Cláudia me trouxe uma história que ela já tinha e eu tinha a história da Arlete. Então a gente fez essa junção e nasceu esse filme maravilhoso” afirmou Letícia.

Clique aqui para assistir a um trecho da entrevista.

Movimentando o audiovisual tocantinense

Cláudia afirma que a maior parte da equipe técnica e do elenco é formada por tocantinenses.

A maioria são profissionais aqui do Tocantins. […] Na equipe a gente teve mais ou menos umas 50 pessoas trabalhando diretamente no filme, fora os empregos indiretos. A gente estima mais ou menos 150 empregos diretos e indiretos com a produção”, explicou.

Foto: Reprodução Instagram/Cerrado Criativo

A Cerrado Criativo, produtora responsável pelo filme, atua desde 2019 com foco na cultura do Cerrado e da Amazônia e busca ampliar a circulação de obras da região.

História mistura humor e crítica social

O filme é uma comédia que acompanha Arlete, dona de bar que se vê perseguida por um prefeito e precisa provar sua inocência após ser presa injustamente.

“É uma comédia irreverente e conta a história da dona de um bar bem astuta e esperta chamada Arlete. É um filme leve, mas tem bastante crítica social”, disse Cláudia.

Letícia acrescenta que o tema da desinformação está presente na narrativa:

Nessa era digital as mentiras são propagadas de forma muito intensa. O filme fala sobre isso também, a importância de verificar a informação que você recebe

Protagonismo feminino

A personagem Arlete, criada originalmente por Letícia nas redes sociais, passou por um processo de aprofundamento para a versão cinematográfica.

“Ela é uma mulher que assume quem é. Ela é imperfeita. Ela não é certinha. Como qualquer ser humano”, pontuou Cláudia.

Letícia relatou que o processo de preparação para o papel envolveu muito estudo e leitura. Ela também reforçou que a parceria com Cláudia foi essencial para o sucesso da produção.

“Por ser o meu primeiro filme, eu tinha algumas inseguranças e ela me deixava muito tranquila pra eu poder dar o meu melhor ali no set”.

Foto: Reprodução Instagram/Cerrado Criativo

O sucesso de views

O vídeo de 1 minuto publicado em novembro pela atriz Letícia Cerqueira, alcançou 350.263 visualizações em menos de 48 horas, das quais 33,2% foram de pessoas que não seguiam o perfil, e gerou 10.818 interações, incluindo 613 compartilhamentos. O alcance foi equivalente a cinco vezes a população de Porto Nacional.

Para a diretora, o resultado reforça a demanda por produções feitas fora do eixo Rio–São Paulo

Clique aqui para assistir a Pílula.

Acompanhe as novidades

Cláudia informou que o filme tem estreia prevista para setembro de 2026 e orientou que o público acompanhe as atualizações nos perfis da Cerrado Criativo e de Letícia Cerqueira. Por meio dessas páginas serão divulgadas novidades, bastidores e informações sobre a fase de pós-produção até a chegada do longa às salas de cinema.