Leitura gratuita e perto de casa; veja onde ficam as bibliotecas públicas de Palmas

Mesmo durante o período de férias, Palmas conta com bibliotecas públicas em funcionamento, oferecendo acesso gratuito à leitura, estudos e atividades culturais em diferentes regiões da cidade. Os espaços são mantidos pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), e atendem crianças, jovens e adultos.

Atualmente, a Capital dispõe de bibliotecas no CEU das Artes (Pracinha da Cultura), no setor Morada do Sol, em Taquaralto, e na Casa da Cultura Professora Maria dos Reis, localizada na Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu. Além desses espaços, a principal unidade do município é a Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, que funciona no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), dentro do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Biblioteca Municipal funciona em horário estendido

A Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, inclusive neste período de férias. O atendimento ocorre no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, e o telefone para informações é (63) 3212-7309.

O espaço conta com sala virtual equipada com oito computadores com acesso à internet para pesquisas e leituras on-line, sala de estudos, cinemateca e setores organizados com o acervo físico disponível para empréstimo.

Empréstimo de livros é gratuito

Para utilizar os serviços e realizar empréstimos, o cidadão precisa fazer um cadastro simples na recepção, apresentando documento oficial com foto e comprovante de residência. Cada usuário pode retirar até duas obras por vez, pelo período de até 15 dias.

Acervo passa por reorganização

Segundo a Fundação Cultural de Palmas, a atual gestão assumiu a administração da Biblioteca Municipal sem acesso ao último levantamento oficial do acervo. Por isso, está em andamento um plano de implantação de uma plataforma digital e capacitação técnica dos servidores para a atualização da catalogação e quantificação das obras físicas.

A FCP também informou que busca ampliar o acervo por meio de novas aquisições, parcerias institucionais e doações. As contribuições podem ser direcionadas a qualquer núcleo de cultura do município.

Incentivo à leitura

Além do funcionamento regular das bibliotecas, a Fundação Cultural desenvolve ações permanentes de incentivo à leitura. Entre elas está o projeto Roda Literária, que já chegou à 51ª edição e promove a valorização da produção autoral e o hábito da leitura.

A FCP também apoia lançamentos de livros de autores tocantinenses e esteve à frente da realização, em 2025, das primeiras edições da Feira Literária Feminina de Palmas (Flifem) e do Festival da Literatura Independente do Tocantins (Flito), ampliando o acesso da população à produção literária local.