O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira (PSD), oficializou nesta sexta-feira (19) uma série de nomeações para secretarias e autarquias estaduais, conforme atos publicados no Diário Oficial do Estado. As mudanças atingem o primeiro e o segundo escalão da gestão, em áreas como trabalho, turismo, meio ambiente, previdência e segurança.
A principal novidade foi a nomeação de Ana Carina Mendes Souto como secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social. Ela também foi designada para responder interinamente pela Secretaria do Turismo, inclusive com atribuições sobre despesas.
Na área ambiental, o secretário de Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas Nogueira Pereira, passa a acumular interinamente a gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais passou a ter como titular a indígena Narubia Silva Werreria, que assumiu a pasta.
Autarquias e institutos
No Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev), foi nomeado Wellingthon Júnior Silveira como vice-presidente executivo. Já no Instituto de Terras (Itertins), o cargo de vice-presidente executivo passa a ser ocupado por Thiago Lopes Benfica.
Na Polícia Militar, a solenidade realizada na última terça-feira (16) marcou a posse do coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza como comandante-geral da corporação. Já o coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, que deixou o comando-geral, foi nomeado para o Comando de Policiamento Especializado (CPE). Também foi nomeado Ricardo Borges Ferrão para diretor de Apoio Logístico da PM.
Reconduções
Além das novas nomeações, o governo em exercício já reconduziu sete secretários que pertenciam ao governo Wanderlei Barbosa, que foram exonerados e já retornaram aos cargos.