O governador do Tocantins, Laurez Moreira, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, lançaram nesta quinta-feira (30), no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, o programa Acredita no Primeiro Passo – Acredita Tocantins, voltado à qualificação profissional e ao incentivo ao empreendedorismo no estado.
O evento reuniu prefeitos, lideranças políticas e representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Estiveram presentes o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Big Jow, o deputado federal Vicentinho Júnior e os estaduais Wiston Gomes e Eduardo Mantoan, que representou a Assembleia Legislativa. Dos 24 deputados estaduais, apenas dois compareceram.
Em um discurso marcado por tom institucional, o ministro Wellington Dias destacou a importância da parceria com o governo estadual e o compromisso com o desenvolvimento social.
“A responsabilidade do governador Laurez Moreira é gigante, mas ele não está só. Estamos juntos aqui para cuidar do Tocantins”, afirmou o ministro.
Wellington Dias garantiu que o programa não será passageiro:“Aqui não é um projeto de governo, é um projeto de Estado”, disse.
O ministro anunciou que o governo federal investirá mais de R$ 2 bilhões em proteção social no Tocantins, ressaltando que os recursos visam fortalecer políticas públicas voltadas à geração de renda e combate à pobreza.“Tiramos o Brasil do mapa da fome. O presidente Lula não quer saber em quem votou, quer saber quem quer tirar gente da pobreza”, afirmou.
Apoio político e discursos locais
O deputado Vicentinho Júnior destacou a importância do Tocantins no contexto econômico e agrícola do país.“Não temos só a capital do Matopiba, temos a alma do Matopiba colocada no nosso Tocantins”, afirmou.
Ele também elogiou o ministro:“O senhor é um dos homens mais qualificados da política nacional e tem tido um bom trato com o Tocantins.”
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, apresentou ações da área social da capital e anunciou a criação de um cartão municipal de transferência de renda, voltado a famílias em situação de vulnerabilidade.“Imagino uma companhia de desenvolvimento do Matopiba. Palmas pode liderar essa integração regional”, disse.
O clima no evento foi de cooperação institucional entre os governos federal, estadual e municipal, com destaque para o diálogo sobre políticas públicas e fortalecimento do empreendedorismo no Tocantins.