O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, filiou-se ao PSD (Partido Social Democrático) e assumiu a presidência estadual da legenda, em movimento político que o posiciona como um dos principais nomes para a disputa pelo governo em 2026. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27), durante coletiva de imprensa em Palmas.
Na ocasião, Laurez confirmou que o partido realizará um evento político em 16 de outubro, às 18h, na Associação Tocantinense de Municípios (ATM), com a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.
“Carta branca” e relação com Kassab
Segundo o vice-governador, sua condução à frente da sigla terá autonomia total.
“Quando eu assumo um partido no Tocantins, a orientação é a minha. Estou recebendo a incumbência de dirigir o PSD com a liberdade de fazer composição com quem eu quiser. O Kassab, hoje, é um dos homens mais influentes da política nacional”, afirmou.
Laurez também destacou que o PSD nacional possui nomes de peso para 2026. “O partido tem duas pré-candidaturas muito fortes que são a do Ratinho Júnior (governador do Paraná) e do Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul), que dia 30, estará se filiando ao PSD. Então o nosso partido tem caminho próprio.”
Relação com Wanderlei Barbosa
Ao comentar sobre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), Laurez garantiu respeito, mas deixou claro que seu projeto é independente.
“Eu sempre respeitei o governador e continuarei respeitando. Ele tem o direito de ter o projeto dele assim como eu tenho o meu. O meu projeto político não depende da decisão do governador, eu tenho deixado isso muito bem claro. E eu torço para o governador ficar até o final do mandato. (…) Eu tenho certeza que oito anos de administração séria, competente, aplicando bem cada centavo, vai mudar a realidade do nosso estado.”
Projeto para o Tocantins
Durante a coletiva, Laurez afirmou que seu foco é estruturar um plano de desenvolvimento econômico.
“Quero concentrar todo o meu trabalho no crescimento da economia e no fortalecimento do Tocantins. É esse o meu propósito: governar com seriedade, industrializar, criar empregos, fortalecer a agricultura, investir em habitação e melhorar a qualidade de vida da população.”
O vice-governador acrescentou: “Qualificar as pessoas e industrializar. O Tocantins tem aquilo que o mundo inteiro gostaria de ter: facilidade para produzir alimento e energia. Vamos fazer isso, transformar esse potencial em oportunidades reais.”
Filiação em São Paulo
A filiação oficial ocorreu em 24 de agosto, em São Paulo, com a presença de Gilberto Kassab, Irajá Abreu e Iratã Abreu. Kassab elogiou o novo presidente estadual da legenda:
“O Tocantins recebe um líder que dispensa apresentações. O PSD está preparado para apresentar os melhores quadros em 2026, e Laurez será o nosso protagonista nesse processo.”
Trajetória política
Natural de Dueré, Laurez iniciou a carreira como vereador e foi deputado estadual, deputado federal e prefeito de Gurupi. Sua gestão no município é lembrada por investimentos em saúde, educação e infraestrutura, além de altos índices de aprovação popular.
Atualmente no cargo de vice-governador (2023–atual), Laurez se projeta agora como principal liderança do PSD no Tocantins e aposta na legenda para disputar o governo em 2026.