Laurez Moreira anuncia novos secretários no Tocantins após exonerar todo o primeiro escalão

O primeiro Diário Oficial do Estado (DOE) assinado pelo governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), publicado nesta quarta-feira, trouxe cerca de 50 exonerações e a reestruturação de todo o primeiro escalão do governo do Tocantins. As mudanças ocorrem após o afastamento de Wanderlei Barbosa (Republicanos) por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no âmbito da segunda fase da Operação Fames-19.

De acordo com o DOE, todos os secretários e chefes de autarquia nomeados por Wanderlei Barbosa foram desligados. Apenas Deocleciano Gomes, da Casa Civil, e Wander Araújo Vieira, da Casa Militar, tiveram as exonerações registradas como “a pedido”.

Novos secretários

Entre os novos secretários, Ailton Parente Araújo, ex-prefeito de Santa Rosa, passa a ser o chefe de gabinete do governador interino. Vitor Oliveira Santos foi designado secretário-chefe da Casa Militar. Na Secretaria de Comunicação (Secom), Luiza Rocha Pinheiro assume no lugar de Márcio Rocha. Ela é publicitária e já havia integrado a equipe de Laurez durante sua gestão em Gurupi, como secretária municipal de comunicação.

Com a saída de Deocleciano Gomes, Sebastião Pereira Neuzin, até então secretário-executivo, foi nomeado para responder pela Casa Civil.

Leia mais: Esquema de fraudes nas cestas básicas recebeu R$38 milhões em emendas; veja a quantia por deputado

Contexto da mudança

As alterações atendem à orientação do ministro Mauro Campbell, relator da Operação Fames-19 no STJ, que determinou o afastamento de Wanderlei Barbosa por 180 dias. No termo de assunção publicado no DOE, Laurez Moreira ratifica o compromisso de “manter, defender e cumprir a Constituição Federal e a Estadual, observar as leis, promover o bem geral, sustentar a união, a integridade e o desenvolvimento do Tocantins”.