O Tocantins esteve muito bem representado neste fim de semana, na Copa América de Triathlon, em Manta, no Equador, com o segundo lugar da triatleta Giovanna Lacerda. Participação da jovem atleta de 21 anos, contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude.
Giovanna Lacerda comemora a conquista em uma das suas melhores provas do ano. “Vim determinada, sabia que podia fazer um bom resultado, estava me sentindo super bem. Durante a prova, foi tudo planejado, saiu como esperado. Estou muito feliz com o resultado”, declarou a atleta.
O bom desempenho de Giovanna Lacerda só foi superado pela equatoriana Paula Vega, que contou com o apoio da torcida da casa para cruzar a linha de chegada na primeira posição. A atleta tocantinense destacou a importância de representar mais uma vez o Tocantins e o apoio concedido pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude.
“Sei da capacidade que tenho e do que posso fazer. Fiquei bastante feliz. Nos esportes, ficou tudo encaixado, tanto na natação, no ciclismo e na corrida. Estou muito feliz com esse resultado e por estar levando mais uma medalha para o Tocantins. Gostaria de agradecer o apoio da Secretaria dos Esportes e Juventude do Estado do Tocantins, o secretário Elenil da Penha e o governador Wanderlei Barbosa pelo apoio”, finalizou a jovem atleta.
No início de setembro, também com o apoio do Governo do Tocantins, Giovanna Lacerda representou o Brasil na categoria sprint, no Campeonato Pan-americano de Triathlon, realizado em Santa Marta, na Colômbia, onde terminou na 15ª colocação. Em 2023, a triatleta tocantinense também consagrou-se campeã da primeira etapa do Campeonato Brasileiro, em Florianópolis (SC), e a segunda colocação na Americas Triatlhon Cup, no Chile. Em julho, com a Seleção Brasileira, a atleta conquistou a medalha de bronze nos Jogos Sulamericanos de Praia.