Victor Gabriel Costa de Araújo, de 13 anos, foi convocado para dois campeonatos nacionais de futebol em janeiro de 2026, mas precisa de apoio financeiro para custear as viagens. O jovem atleta jogará pelo Sub-15 da Juventus em Inhumas (GO) de 8 a 14 de janeiro e pela seleção do Flapalmas em São Paulo de 18 a 25 do mesmo mês.
Trajetória: do projeto social às convocações
Natural do Tocantins, Victor começou a jogar futebol aos 9 anos na escolinha Nilton Santos, em um projeto social do estado. Aos 12 anos, despertou o interesse do Flapalmas, mas a transferência não se concretizou na época.
Em 2025, sua carreira ganhou impulso. Pela escolinha Nilton Santos, foi convocado para a Copa Gurupi e sagrou-se campeão. Após o torneio, foi indicado por um treinador para jogar a Iber League pelo CFA (Centro de Formação de Atletas). Nessa competição, chamou a atenção do Flamengo/Flapalmas, que o convidou para integrar a seleção Sub-13 como bolsista integral.
Atualmente, Victor treina diariamente sob a orientação do pai, Felizon Ribeiro de Araújo, ex-jogador profissional que atuou em campeonatos estaduais. O jovem, que tem Cristiano Ronaldo como ídolo, é descrito pela família como disciplinado, focado nos estudos e dedicado aos treinos.
Desafio financeiro para viagens
Embora seja bolsista do Flapalmas – com isenção da mensalidade e 50% de desconto nos custos de viagem –, as despesas com transporte, hospedagem e alimentação para os dois campeonados representam um desafio para a família.
“O Flamengo dá a bolsa total em relação à mensalidade, 50% do valor das viagens. Só que a gente sabe que o futebol é um treino muito caro”, explicou Felizon Araújo, pai do atleta.
Victor sonha em se tornar jogador profissional para ajudar a família e amigos. Para custear as viagens, a família disponibilizou uma chave PIX para doações: 63984103904. As competições são vistas como oportunidades cruciais para o desenvolvimento do atleta e para chamar a atenção de olheiros de clubes de maior expressão nacional.