Com apenas 16 anos, a jovem artista plástica Júlia d’Paula, de Palmas (TO), foi convidada para participar de quatro mostras artísticas de destaque em 2025, incluindo uma exposição presencial em Miami (EUA) no mês de maio pela Galeria Azur, uma das principais plataformas de arte contemporânea internacional.
Trajetória
Júlia começou a pintar aos quatro anos e acumula mais de 200 obras produzidas. Sua jornada, que se iniciou em Palmas, hoje tem lugar reservado nos circuitos internacionais de artes plásticas. A artista conta com seis exposições individuais e participações em mostras coletivas na França, Espanha, Finlândia, Japão e Bélgica.
Sobre o processo criativo de suas obras de arte, Júlia destacou suas inspirações. Seu estilo, influenciado por Van Gogh, mescla realismo com cores vibrantes, técnicas de espatulado (texturas com espátula) e jogos de luz e sombra.
“A pintura é a poesia feita de cores, luzes e sombras”, define a artista, que atualmente estuda arquitetura.
A percepção do público estrangeiro diante da sua arte com traços regionais ocorreu de forma positiva, conforme destacou em entrevista ao Jornal Primeira Página. “Eles querem saber qual é o nome, de onde vem, o que é, como cresce, pra que serve, qual é a história por trás daquilo. Eles ficam encantados porque é uma beleza diferente — exótica para eles, é algo novo, que amplia o repertório cultural de quem está vendo”, comentou.
Júlia é um retrato de como as políticas de incentivo à cultura impactam a vida de jovens artistas e geram oportunidades de uma intercomunicação entre o Tocantins e o mundo, conforme destacou durante entrevista.
“A virada de chave aconteceu quando participei do 5º Salão Palmense de Novos Artistas e ganhei na categoria Infanto-Juvenil com a obra mais votada pelo público. Ali eu entendi que essa podia ser, de verdade, uma carreira” conta a artista.
Júlia d’Paula
Sobre a Galeria Azur e as exposições de arte
Com sede em Miami, a GALERIA AZUR promove artistas emergentes há 12 anos, focando em interação cultural e inovação artística. A seleção de Júlia para essa galeria reforça o reconhecimento da jovem no circuito internacional.
Agenda de exposições confirmadas
“SET 002” (Galeria Azur – Miami)
- Formato: Coletiva presencial
- Período: Maio de 2025
Exposição virtual individual (Galeria Azur)
- Período: Junho de 2025
“História de Todas Nós Mulheres” (Uptime Gallery – São Paulo)
- Formato: Virtual
- Período: Junho a agosto de 2025
“Entre Mundos” (Centro Brasileiro Britânico – São Paulo)
- Formato: Coletiva presencial
- Período: Agosto a setembro de 2025
Contato para imprensa:
Site: vivemosarte.com.br/julia-d-paula
Redes sociais: @juliadpaulaartista