Dando seguimento à regularização fundiária rural, o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), beneficiou 13 famílias com a entrega de título para o município de Goiatins, na região do Bico do Papagaio, nesta terça-feira, 17.
O presidente do Itertins, Robson Figueiredo, destacou que a regularização fundiária é primazia no Estado. “É uma satisfação imensa para nós, do Governo do Tocantins, encabeçado pelo nosso governador Wanderlei Barbosa, fazer essa entrega que irá beneficiar essas pessoas. Essa política fundiária tem sido prioridade para este governo e a formalização da posse dessas terras é o motivo pelo qual temos trabalhado incessantemente. O próprio Wanderlei já disse que a segurança jurídica da população, em especial do pequeno produtor rural, é o nosso foco”, pontuou.
O resultado deste trabalho chegou à Vera Lúcia Freitas, que demonstrou fascínio pela rapidez no processo de regularização. “Quando conseguimos algo que queremos muito, é uma grande vitória. Gostaria de agradecer ao presidente Robson, ao governador Wanderlei Barbosa e a todos os envolvidos. Estou aqui como representante do meu pai, que está acamado. Quando nos informaram para buscarmos o documento foi uma grande surpresa pela velocidade em que o processo foi resolvido. Muito obrigada mesmo, que Deus abençoe a cada um de vocês”, expressou.
Parceiros
O secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café, e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres, prestigiaram a entrega, realizada na sede do Instituto, em Palmas. “A parceria entre as Pastas do Estado e a Assembleia Legislativa para realizarmos essa entrega engrandece o Estado, coloca em foco a política pública de regularização fundiária, levando segurança jurídica ao produtor, que poderá fomentar a área dele, buscar empréstimos e trabalhar ainda mais em prol do Tocantins”, pontuou o presidente Robson Figueiredo.
O secretário Jaime Café definiu as ações de regularização fundiária no Estado como assertivas, salientou a importância e parabenizou a atual gestão do Itertins. “O Governo tem sido muito assertivo em levar essa garantia da titulação, por meio dela que o produtor vai acessar políticas públicas, financiamentos, para que ele possa desenvolver mais a sua atividade. Esse trabalho que está sendo feito pelo Itertins aqui na presidência do Robson, tem sido refletido no desenvolvimento do Estado, que está acima de dois dígitos no crescimento, é um dos estados que mais cresce no Brasil justamente pelo acompanhamento dessas políticas que o governador Wanderlei Barbosa determina que sejam feitas, e a gente fica muito satisfeito em poder fazer parte desse processo. Nós que trabalhamos com políticas públicas de desenvolvimento e o Robson que faz aqui no dia-a-dia, com toda sua equipe muito competente, essa titulação ajudando o Estado a se desenvolver de maneira a atrair muito investimento para cá, pois aqui nós temos segurança jurídica e isso que é o mais importante do nosso Estado”, afirmou.
“Essa entrega é de grande serventia para a população. Dar seguridade jurídica para as pessoas investirem tem sido uma tese do governador Wanderlei, realizada por meio do o trabalho do presidente Robson, no Itertins. É um trabalho conjunto de uma equipe porque, realmente, é preciso crescer esse Estado, e não só na parte de financiamento, de incentivos, agricultura, e a segurança jurídica através do documento não só dá a oportunidade, como também dignifica o trabalho das pessoas”, discorreu presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres.