Inscrições abertas para cursos de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Intercultural Indígena e Bilíngue de Surdos na UFT

Estão abertas as inscrições para cursos de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, em Arraias, Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, em Palmas. Os cursos estão sendo ofertados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). 

Os candidatos têm até o dia 12 de maio para efetuarem gratuitamente as inscrições e submissão de documentos comprobatórios do requerimento de análise curricular, que deverão ser feitos por meio do site www.copese.uft.edu.br.  Confira o edital completo. 

A seleção será feita em uma única etapa por meio de Análise Curricular. De caráter eliminatório e classificatório, se efetivará por intermédio do Requerimento de Análise Curricular realizado por meio de formulário eletrônico devidamente comprovado. A documentação enviada pelo candidato será avaliada por meio de uma Banca definida pela Coordenação de Curso e Coordenação Institucional do PARFOR na UFT que procederá a pontuação com base na documentação anexada à inscrição.

O Parfor Equidade é uma ação especial realizada no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) gerido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa tem como objetivo oferecer uma formação específica de nível superior, conforme área de atuação, aos professores indígenas, quilombolas e do campo, ou que atuam na educação de surdos e na educação especial inclusiva nas redes públicas de educação básica.

Distribuição de vagas

Ao todo serão ofertadas 110 vagas, sendo 40 para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, 30 para Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e 40 para Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.

Para os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Educação Escolar Quilombola serão destinadas, respectivamente 100% das vagas para professores indígenas pertencentes aos povos originários do Tocantins e quilombolas da rede pública de educação básica, que já atuem na área do curso sem possuir formação adequada.

No curso de Educação Bilíngue de Surdos serão destinadas 75% das vagas para professores da rede pública de educação básica, 20 vagas para professores surdos da rede pública de educação básica, 10 vagas para professores não surdos da rede pública de educação básica e 10 vagas para ampla concorrência.