O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alertou para a possibilidade de chuvas intensas em todo o território tocantinense. São dois alertas, o laranja indica perigo de chuvas intensas e cobre a maior parte do estado, incluindo toda a região do Bico do Papagaio, Norte, e região central.
Já o alerta amarelo, que indica perigo potencial, também para chuvas intensas se encontrar na região sul do estado. Segundo o Inmet os alertas indicam previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..
O risco de chuvas intensas agrava a situação envolvendo cidades que formam afetadas pelos transbordamento de rios e lagos. Na região norte, a cidade de Araguanã, o Ribeirão Lontra transbordou e dezenas de famílias precisaram sair de suas casas. Algumas se alojaram na casa de amigos e familiares e outras foram para abrigos públicos.
Em Lagoa da Confusão, a prefeitura publicou um decreto de situação de emergência após o lago da cidade transbordar. Na cidade, principalmente na zona rural, existem famílias atingidas pelo alagamento e comunidades indígenas também foram afetadas. Após a publicação do decreto, um comitê de crise foi montado para acompanhar a situação.