O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para Palmas e outras 45 cidades localizadas na região Oriental do Tocantins. O aviso é de nível amarelo — o primeiro de três níveis de severidade — e está em vigor entre 3h da madrugada da última quarta-feira (1º) até às 10h de sexta-feira (3).
De acordo com o INMET, o alerta indica risco potencial à população, com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h e ocorrência de descargas elétricas. Apesar de ser o alerta de menor gravidade, o aviso requer atenção por parte dos moradores das áreas afetadas.
Clique aqui para ver o alerta completo.
Possíveis riscos
As autoridades apontam que, durante o período, podem ocorrer queda de galhos de árvores, interrupções temporárias no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e impactos no trânsito, especialmente em áreas urbanas com drenagem insuficiente.
Recomendações
O INMET orienta a população a seguir as seguintes recomendações durante o período do alerta:
- Evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
- Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Municípios afetados
Além de Palmas, o alerta abrange os seguintes municípios: Almas, Aparecida do Rio Negro, Arraias, Aurora do Tocantins, Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins, Campos Lindos, Centenário, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Goiatins, Ipueiras, Itacajá, Itapiratins, Lagoa do Tocantins, Lajeado, Lavandeira, Lizarda, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Novo Acordo, Novo Alegre, Novo Jardim, Paranã, Pedro Afonso, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Recursolândia, Rio da Conceição, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Félix do Tocantins, São Valério, Silvanópolis, Taguatinga, Taipas do Tocantins e Tocantínia.
Para mais informações, os moradores podem acompanhar atualizações no site do INMET (https://www.inmet.gov.br) ou nos canais oficiais da Defesa Civil.