O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas que abrange grande parte do Tocantins, incluindo as regiões central, norte e o Bico do Papagaio. O aviso teve início nesta quarta-feira (8) e segue até as 9h de quinta-feira (9).
Segundo o órgão, a previsão indica chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, acompanhadas de ventos fortes, com intensidade entre 40 e 60 km/h. O alerta ainda aponta baixo risco de queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
Previsão para Palmas
Em Palmas, a temperatura mínima registrada nesta quarta-feira é de 24 °C e a máxima chega a 33 °C. O Inmet prevê pancadas de chuva à tarde, com possibilidade de melhora à noite, quando o céu deve ficar com poucas nuvens.
Na quinta-feira (9), as chuvas retornam de forma isolada durante a tarde e à noite. A temperatura máxima prevista é de 35 °C, e a mínima permanece em 24 °C.
Chuvas devem atingir também o norte e o sul do estado
Na região norte, o município de Araguaína deve registrar chuva ao longo de todo o dia, com pancadas mais fortes à tarde e céu encoberto à noite. As temperaturas variam entre 24 °C e 34 °C nesta quarta-feira.
Para quinta-feira, a previsão mantém pancadas de chuva frequentes e possibilidade de queda na temperatura mínima, que pode chegar a 22 °C.
Apesar de o alerta não se estender à região sul, o Inmet também prevê instabilidade em Gurupi. A cidade deve registrar chuvas à tarde e temperatura máxima de 37 °C, com tendência de declínio ao longo do dia. Na quinta-feira, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite, com mínima de 24 °C.
Orientações do Inmet
O instituto recomenda que, durante o período de alerta, a população evite abrigar-se debaixo de árvores durante as tempestades e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas. Em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar sob estruturas metálicas ou coberturas frágeis.
Mais informações podem ser acompanhadas em tempo real pelo site inmet.gov.br ou pelo aplicativo do Inmet.