Início da 1ª fase de matrículas na educação de Palmas ocorre na segunda-feira (6)

A 1ª etapa envolve transferências automáticas e vai até o dia 10 de janeiro

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas anunciou o início da primeira etapa do processo de matrículas para o ano letivo de 2025. De acordo com o cronograma oficial, a fase de transferência automática entre unidades da rede municipal começará na segunda-feira, 6 de janeiro, e seguirá até o dia 10 de janeiro.

De acordo com a Semed, todo o procedimento de matrícula é realizado por meio do Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas), uma plataforma digital que abrange desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até as unidades de Ensino Fundamental, incluindo escolas de tempo parcial e integral.

Após essa primeira fase, que se destina às transferências automáticas, haverá um período para solicitação de transferências por interesse próprio. Entre 13 e 17 de janeiro, pais ou responsáveis poderão solicitar o realocamento dos alunos para outras unidades, caso haja disponibilidade de vagas. As matrículas dos alunos que tiverem suas transferências deferidas serão efetivadas entre 20 e 24 de janeiro.

Para alunos novatos, o período de matrícula começa no dia 20 e vai até 24 de janeiro. Os novos alunos classificados terão até 31 de janeiro para comparecer às escolas e efetivar suas matrículas.

O cadastro no SIMPalmas permite que os interessados acompanhem a disponibilidade de vagas nas 82 unidades educacionais da rede municipal e verifiquem a posição na lista de espera. A classificação será feita conforme os critérios estabelecidos pela Portaria Semed nº 0370, de 19 de outubro de 2023.

No momento da matrícula, os responsáveis devem comparecer à unidade escolar com a documentação necessária, incluindo documentos pessoais da criança, histórico escolar (se aplicável), foto 3×4 recente, comprovante de residência, cartão de vacinação (para crianças de até 10 anos), entre outros documentos, conforme detalhado no regulamento.

A gestão municipal reforçou que é fundamental que os responsáveis cumpram todos os requisitos estabelecidos no cadastro e efetuem a matrícula dentro do período de vigência da lista de classificação.