Com aprovação do público, música, dança, filmes e culinária, o II Festival da Cultura Coreana de Palmas chegou ao último dia no domingo, 24. O evento promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) ofereceu um encontro para os fãs da cultura coreana durante os dias 22, 23 e 24 de setembro. Ao final, o concurso k-pop cover, principal atração, foi realizado com sucesso, com 23 apresentações divididas entre solo e grupo. Confira o resultado abaixo.
O evento, que teve como objetivo estimular e apoiar o intercâmbio cultural entre os dois países, preparou diversos atrativos envolvendo a música, dança, cinematografia, culinária e literatura coreana. Como principal atração, o concurso de k-pop cover premiou os três primeiros colocados.
Categoria Solo
1º Nico Rodrigues
2º Yara Rocha
3º Sophia Sousa
Categoria Grupo
1º Teh’Ny
2º Esthefany Lara e Pedro Vitor
3º The Queens
Os candidatos foram avaliados por uma mesa composta por três jurados com conhecimentos específicos sobre os critérios estabelecidos no regulamento. Os premiados levaram para casa o troféu k-pop cover.
Demais dias de evento
Na sexta-feira e no sábado, 22 e 23, o público aproveitou e muito as atrações do festival. O estande de karaokê foi sucesso entre os jovens fãs da música coreana. Já aqueles que gostam de dançar, não ficaram parados com a aula experimental de k-pop ministrada pela professora Elanna Rodrigues, no sábado. No cinema, os dorameiros puderam bater um papo e trocarem ideias sobre seus doramas preferidos. O público ainda conheceu mais sobre a arte marcial sul-coreana taekwondo.
No evento, o público ainda pôde degustar da culinária coreana com os pratos preparados pelos chefs Maria José Monteiro, Nelson Henrique e Pietro Miranda. Atendendo no estande das Dorameiras do Tocantins, Maria José falou sobre como se interessou pela culinária do país.
“Me apaixonei por essa cultura, e a gastronomia deles é uma forma muito interessante de se expressar, por isso procurei conhecer um pouco mais, e acabei aprendendo a preparar e gostar de alguns pratos, como o kimchi e bulgogi”, disse a chef.
A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Cleizenir dos Santos, agradeceu às parcerias e ao público que esteve presente.
“Esse evento foi feito a pedido da população, os palmenses gostam da cultura coreana. A equipe da Fundação Cultural de Palmas organizou tudo com muito carinho, junto aos parceiros e fiquei muito feliz com o resultado. O retorno positivo do público foi o mais importante para nós” disse a gestora.
Parceiros
Esta edição do festival contou com a parceria da Vitória Geek, Equipe Palmas Taekwondo da Academia Mestre Pedro, Dorameiras do Tocantins, Sinopse, Artista Lysa, Tocantins Filmes, SuperOito Produções Audiovisuais, chef Nelson Henrique e Centro Cultural Coreano no Brasil.