A Prefeitura de Palmas informou nesta quarta-feira (7) que idosos e pessoas com deficiência não precisam emitir, neste momento, o novo cartão do transporte público. A medida visa reduzir as filas nos pontos de atendimento e evitar deslocamentos desnecessários desses grupos, que já têm o direito à gratuidade garantido por lei.
De acordo com a gestão municipal, idosos e pessoas com deficiência podem continuar acessando os ônibus normalmente, apresentando apenas um documento oficial com foto. Já os trabalhadores que utilizam vale-transporte também não precisarão comparecer presencialmente aos pontos de atendimento, pois receberão os novos cartões diretamente por meio de seus empregadores.
Em entrevista ao Jornal Primeira Página, o presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Walace Pimentel, explicou que os idosos e pessoas com deficiência podem continuar utilizando a própria carteira de identidade para acessar o transporte coletivo gratuitamente e fazer o cartão de transporte coletivo posteriormente:
“Vai continuar agora e sempre. Ele pode esperar passar esse momento que a demanda está muito grande e fazer [o cartão de ônibus] em outra oportunidade. Mas se ele quiser fazer agora também não há nenhum impedimento”, afirmou Walace.
A emissão dos novos cartões começou na última sexta-feira (2) e tem gerado filas extensas, tanto na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), na Avenida Teotônio Segurado, quanto nas unidades do Resolve Palmas da Avenida JK e de Taquaralto. Desde então, usuários têm relatado longas horas de espera para conseguir atendimento.
Prorrogação da gratuidade no transporte coletivo
Em coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Siqueira Campos reforçou que o transporte público seguirá gratuito até o dia 20 de maio, devido à alta demanda nos postos de emissão. A partir do dia 21, a tarifa passará a ser de R$ 4,85.
Um mutirão para a emissão das carteirinhas será realizado a partir desta quinta-feira (8), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, que fica na 302 Sul, e permanecerá até o último dia da gratuidade. Após essa data, os cartões continuarão a ser emitidos normalmente nas unidades do Resolve Palmas e na Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
Nesta quarta-feira (7), os novos ônibus começaram a operar oficialmente. Conforme informado pela prefeitura, o sistema conta agora com 154 veículos zero-quilômetro — sendo 14 reservas — e mais 10 vans novas para atendimento à população. A expectativa é de que a renovação da frota contribua para a melhoria do serviço, especialmente após dias de transtornos relatados por usuários.