O Hospital Regional de Dianópolis Dr. Jaiminho (HRD) iniciou o mês de janeiro com a programação de realizar 139 consultas pré-operatórias, sendo 67 consultas em ginecologia, seis consultas em pediatria e 66 consultas em cirurgia geral. Todos pacientes que estavam na fila da Central Estadual de Regulação (CER) aguardando por um atendimento ambulatorial.
A unidade também já programou a realização de um mutirão de cirurgias, nos dias 19 e 20 de janeiro, com mais de 20 procedimentos cirúrgicos gerais de hérnias e de ginecologia (laqueaduras). O mutirão faz parte do conjunto de ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), para a redução do número de pacientes que aguardam por cirurgia eletiva, no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense.
Durante toda a manhã da terça, 09, foram realizadas consultas pré-operatórias e uma das pacientes beneficiadas foi Mércia da Cruz Martins, 45 anos, residente de Dianópolis, que espera por um procedimento ginecológico. “Eu estou na fila há mais de dois anos e graças a Deus agora eu consegui fazer minha consulta e agendar minha cirurgia. Em pouco tempo estarei livre das dores que sinto todos os dias”, celebrou.
Outra paciente beneficiada é Jéssica Gomes dos Santos, 28 anos, residente de Almas, que viajou para Dianópolis para realizar a consulta. “Estou muito satisfeita, vou realizar minha cirurgia, o atendimento foi muito bom, agora é só aguardar”, disse.
O diretor geral do HRD, André Cavalari, ressaltou que a unidade está buscando reduzir o tempo de espera por procedimentos eletivos. “Todos os nossos servidores estão trabalhando para garantir o atendimento da população, realizamos reuniões com os municípios referenciados orientando sobre o mapeamento de serviços que dispomos. Conversamos com cada gestor, e buscamos sanar as dificuldades, pretendemos ampliar a oferta de atendimentos e estreitar os laços com cada gestor municipal, o que irá beneficiar a população da região”, disse.
Recordes
O Estado do Tocantins celebra recordes de atendimentos em 2023, quando foram realizadas mais de 18 mil cirurgias eletivas. Para este ano, só no mês de janeiro, estão programadas cirurgias eletivas nos Hospitais Regionais de Arapoema, Xambioá, Porto Nacional, Guaraí, Hospital Geral de Palmas e Pedro Afonso.