Guaraí sedia 13ª edição da Competição Bombeiro de Aço

O município de Guaraí, na região norte do Tocantins, será novamente palco da Competição Bombeiro de Aço, que chega à sua 13ª edição nos dias 30 e 31 de maio de 2025. O evento, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), deve reunir competidores de várias regiões do país em provas que testam a força, resistência e técnicas operacionais de bombeiros e agentes da segurança pública.

As inscrições estão abertas até o dia 2 de maio e devem ser feitas de forma online, por meio do link a baixo. Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar atestado médico, documento de identificação funcional e comprovante de aptidão física. A taxa de participação e outras exigências constam no edital da competição, disponível junto ao CBMTO.

Clique aqui para se inscrever.

Categorias e premiação

A competição contará com categorias individuais, por idade e gênero, e por equipes. Serão aceitos até 150 participantes. A organização prevê premiação com troféus e medalhas para os melhores classificados. Caso haja apoio financeiro de patrocinadores, também poderá haver distribuição de valores em dinheiro.

Bombeiros fazem içamento de material em uma das fases do Bombeiro de Aço, em Guaraí – Foto: Luiz Henrique Machado/Governo Tocantins

Provas e regulamento

A prova é dividida em quatro etapas principais, simulando atividades reais enfrentadas por profissionais da área: subida em torre com içamento e descida de escada, entrada forçada seguida de circuito em slalom, arraste de mangueira com extinção de incêndio e resgate de vítima inconsciente. Os competidores devem completar o circuito no menor tempo possível, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Penalidades serão aplicadas em caso de execução incorreta das etapas, uso inadequado de equipamentos ou descumprimento das normas. O tempo limite para conclusão é de cinco minutos para homens e sete para mulheres.

Tradição e expectativa

A Competição Bombeiro de Aço é considerada uma das mais exigentes do Brasil e visa integrar os profissionais da segurança pública, além de valorizar as habilidades essenciais da categoria. Pela segunda vez consecutiva realizada em Guaraí, a expectativa é de mais uma edição marcada por alto nível técnico e espírito de cooperação entre os participantes.

Informações: Ascom Bombeiros-TO