O grupo Vozes de Ébano, de Palmas (TO), está entre os três finalistas do Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 na categoria Melhor Clipe, Doc Musical, Álbum Visual ou Show, com o espetáculo Minha Voz é Resistência, apresentado em 2024. O resultado será divulgado em 26 de agosto, no Theatro da Paz, em Belém (PA), com transmissão pela TV Cultura do Pará e Portal Cultura.
As integrantes comemoraram a indicação. “Estar entre os três melhores shows da Amazônia é um reconhecimento do nosso trabalho coletivo, de dedicação e honra pelo trabalho desenvolvido”, afirmou Fran Santos. Para Cinthia Abreu, “Ser finalista por ‘Melhor Show’ nos emociona porque este espetáculo é também um grito político, um manifesto de resistência e ancestralidade.” Já Malusa destacou: “O simples fato de estarmos entre os três melhores já é um prêmio. É a prova de que o Tocantins também pulsa dentro do coração da música amazônica.”
O espetáculo reúne música, poesia e performance em um manifesto contra o racismo estrutural e pela valorização da identidade amazônida e tocantinense. O repertório inclui composições autorais, arranjos inéditos e homenagens a Elza Soares, Alcione e Liniker, além de textos inspirados em Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus.
Criado em 2024, o Vozes de Ébano é formado por Cinthia Abreu, Fran Santos e Malusa, artistas negras do Tocantins que utilizam arte como afirmação identitária e de resistência
Informações: Cinthia Abreu