O Carnaval é a maior festa da cultura brasileira, celebrada em todo o país e um dos mais importantes eventos para o setor do turismo. No Tocantins, além das cidades com programação para quem pretende curtir a folia, há outras opções para aqueles que buscam aproveitar esses dias de folga para visitar os mais diversos e encantadores atrativos espalhados pelas sete regiões turísticas do Estado.
Nesse sentido, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizará pesquisa com objetivo de levantar dados sobre o perfil dos turistas e os impactos para a economia local durante o período de Carnaval. De acordo com a pasta, a pesquisa abrangerá os municípios de Dianópolis, Gurupi, Arraias, Mateiros, Aurora do Tocantins e Taguatinga.
Idade, sexo, origem, escolaridade, profissão e gasto médio por dia são algumas das informações que serão levantadas com os turistas. A pesquisa também irá entrevistar comerciantes, ambulantes, hotéis e pousadas, transporte e prestadores de serviços.
Segundo o secretário da Setur, Hercy Filho, a pesquisa é relevante para o Governo do Tocantins a fim de obter indicadores para direcionamento na elaboração de políticas públicas para o setor de Turismo do Estado.
“A partir dos indicadores, teremos condições de planejar ações futuras voltadas às estratégias de promoção do turismo tocantinense associadas a datas com feriados prolongados a exemplo do Carnaval, em que muitos viajam para aproveitar a folia ou conhecer novos lugares”, pontua o secretário, ressaltando que esses eventos impactam positivamente em toda a cadeia do turismo, oportunizando a geração de renda para os municípios.