A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins (Sefaz) alugou em março de 2023 um imóvel na região central de Palmas ao custo mensal de R$ 130 mil, destinado para um novo anexo. Conforme apuração do Jornal Primeira Página, a pasta, após um ano de contrato assinado, ainda não conseguiu finalizar a mudança para o local, cujo aluguel anual é de R$ 1,56 milhão.
O imóvel é um prédio recém-construído e nunca usado de dois andares com subsolo e está localizado na quadra 104 Norte avenida NE-05 (próximo ao Hospital Maternidade Dona Regina). A edificação pertence à esposa do ex-secretário da Prefeitura de Palmas, Christian Zini Amorim, que atuou no Executivo Municipal na gestão do ex-prefeito Carlos Amastha.
Zini é advogado em Palmas, ocupou cargos de relevância em secretarias municipais e chegou a ser preso após uma operação da Polícia Federal em 2020.
Visita ao novo prédio
Em visita ao prédio nesta segunda-feira, 04, a redação do Jornal Primeira Página foi recebida por uma equipe de servidores da Secretaria da Fazenda, que apresentou detalhes da nova instalação. O local irá sediar a Delegacia Regional; Agência de Atendimento ao Público; Contencioso Administrativo Tributário – CAT; Diretoria da Dívida Ativa; Superintendência de Integração e Desenvolvimento – SID e a Gerência de Inteligência Fiscal.
O prédio está em fase final de adequações, conforme equipes da Sefaz, e ainda aguarda a vinda de mais fornecedores contratados para instalação de equipamentos, mobiliário e também a migração de dados importantes da Secretaria. A demora, conforme a Sefaz, ocorreu devido às adequações e atrasos na entrega das compras adquiridas via licitação.
Conforme apurado, ainda não há previsão para finalizar a mudança. Apenas um pequeno grupo de servidores da Superintendência de Tecnologia da Informação está no imóvel, acompanhando a instalação da rede de infraestrutura do anexo.
O contrato de locação do imóvel foi publicado no Diário Oficial no dia 20 de março de 2023 e foi assinado pelo titular da Sefaz, secretário Júlio Edstron.
Confira a nota da Sefaz na íntegra
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do Tocantins informa que o prédio recentemente locado já está sendo utilizado e passa por modificações, incluindo obras de engenharia e arquitetura, instalação de equipamentos eletrônicos avançados e migração de dados importantes para os serviços públicos. Mesmo em fase de obras, a Superintendência de Tecnologia da Informação já ocupa o espaço, preparando-se para a chegada de outras unidades de atendimento.
O imóvel foi escolhido por sua localização estratégica, capacidade de conexão com internet de alta velocidade e potencial para expansão. A escolha visa fortalecer o atendimento ao público e a infraestrutura tecnológica, incluindo a contabilidade pública, garantindo transparência e segurança nas informações disponibilizadas.
A Sefaz destaca ainda que a estrutura será essencial para a consolidação de serviços digitais, como o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) e outros atendimentos virtuais. As adaptações realizadas, que abrangem sistemas elétricos, de internet e de refrigeração, são fundamentais para o funcionamento eficiente dos serviços.
A locação do prédio, realizada a um custo abaixo do valor de mercado, faz parte de um esforço mais amplo da gestão estadual para melhorar o atendimento à população e avançar em investimentos tecnológicos. A contratação seguiu todas as normas legais, com avaliações prévias garantindo vantagens na negociação para a administração pública.
Todas as informações contratuais estão disponíveis publicamente, reforçando o compromisso com a transparência. A Sefaz convida a imprensa e a população a conhecer os novos sistemas e espaços que em breve estarão acessíveis ao público.