Governo nomeia Carlos Amastha para Secretaria de Indústria e Comércio e amplia mudanças no primeiro escalão

O governo do Tocantins oficializou nesta segunda-feira (24) a nomeação do vereador Carlos Amastha para assumir a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), ampliando o conjunto de mudanças no primeiro escalão iniciadas neste mês. A decisão, assinada pelo governador em exercício Laurez Moreira, foi publicada no Diário Oficial do Estado. A pasta estava vaga desde 13 de novembro, quando Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva foi exonerado.

A SICS é responsável pelas políticas estaduais de atração de investimentos, desenvolvimento industrial e fomento ao comércio. Antes de assumir o cargo, Amastha cumpria mandato como vereador, eleito em 2024, e chegou a dirigir a Zeladoria Urbana de Palmas durante o período em que o vice-prefeito Carlos Velozo comandou a capital.

Repercussão no setor produtivo

Em nota, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) por meio do presidente Roberto Pires, afirmou que “como empresário, Amastha tem profundo entendimento dos desafios e potencialidades do setor produtivo”, ressaltando ainda que sua trajetória “demonstra capacidade de gestão e de diálogo com o segmento industrial”, segundo declaração publicada no Instagram do Sistema FIETO.

A publicação do Diário Oficial também trouxe outras alterações na estrutura da gestão estadual. A Portaria CCI nº 2.319-EX exonerou, a pedido, Emerson Carlos Viscone de Alencar do cargo de assessor especial de imprensa do gabinete do governador — função que ele exercia desde outubro de 2025.

Mudanças recentes na equipe de governo

As mudanças somam-se às nomeações anunciadas em 18 de novembro, quando Fabiano Roberto Matos do Vale assumiu a Secretaria de Parcerias e Investimentos; Leandro Coutinho Noleto passou a comandar a Secretaria Extraordinária de Políticas de Governo e Descentralizadas; e Regina Chaves dos Reis foi designada secretária de Cultura. Já no dia 20, o então secretário de Agricultura e Pecuária, César Halum, pediu exoneração, e José Américo Rocha Vasconcelos assumiu interinamente.

Antes da vacância, a SICS era comandada por Carlos Humberto, que permaneceu no cargo por mais de quatro anos. Ele foi citado em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) relacionada à Operação Nêmeses, que investiga possível interferência de agentes públicos em apurações da Fames-19. Na época, informou que retomaria suas atividades na iniciativa privada.

As nomeações foram formalizadas pela secretária-chefe da Casa Civil, Irana de Sousa Coelho Aguiar, e passaram a vigorar imediatamente.

Íntegra da nota da Fieto

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), por meio de seu presidente, Roberto Pires, parabeniza o governador do Estado, Laurez Moreira, pela acertada nomeação do vereador Carlos Amastha para o cargo de Secretário Estadual de Indústria, Comércio e Serviços.

Como empresário, Amastha tem profundo entendimento dos desafios e potencialidades do setor produtivo. Sua trajetória no meio empresarial e como gestor público demonstra capacidade de gestão e de diálogo com o segmento industrial. A FIETO acredita que essa escolha representa um passo estratégico para o fortalecimento da parceria entre o governo do Estado e a indústria.

Reiteramos nosso compromisso de colaborar estreitamente com a nova gestão da Secretaria, em busca de ações conjuntas que gerem emprego, renda e desenvolvimento para o Estado, promovendo a melhoria da infraestrutura industrial.

Palmas,TO. 24/11/2025
Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO
Roberto Pires — Presidente