Programação no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, reuniu estudantes de sete escolas da rede estadual de ensino.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), fortalece as políticas públicas com a realização da 2ª edição do projeto Conecta Jovem. A ação itinerante percorre o Estado e nesta segunda-feira, 11, foi realizada no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, em Paraíso do Tocantins. Durante a programação, foram desenvolvidas oficinas e palestras voltadas aos direitos da juventude, produções e edições de vídeos para redes sociais, além de orientações de primeiros socorros e combate a incêndio com a equipe do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto tem também a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A programação em Paraíso do Tocantins, envolveu ainda, jovens protagonistas dos Grêmios Estudantis da Escola Estadual Cívico-Militar São José Operário, Colégio Militar Diaconizio Bezerra da Silva, Escola Estadual Deusa Moraes, Escola Estadual Amâncio de Moraes, Colégio Estadual Idalina de Paula, Centro de Ensino Médio José Alves de Assis e Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira. A ação incluiu palestra sobre os direitos estabelecidos no Estatuto da Juventude e Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), além de emissão e orientações do programa Identidade Jovem (ID Jovem), do Governo Federal.
“Estamos percorrendo o Tocantins para levar conhecimento para a juventude do nosso Estado. Nessas ações, estamos enfatizando a prevenção e a promoção da saúde com os nossos parceiros do Corpo de Bombeiros Militar, além de levar oficinas de edição e captação de imagens e vídeos, que reforçam um dos direitos da juventude, que é a comunicação. Deste modo, cumprimos a missão do Governo do Tocantins, que é levar políticas públicas e conhecimentos para a nossa juventude”, ressaltou o gerente de Mobilização e Articulação Juvenil da Secretaria dos Esportes e Juventude, Fernando Mota.
Aprendizados
O presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Idalina de Paula e estudante do 2º ano do ensino médio, Arthur Carvalho Costa, 17 anos, destacou que o projeto proporciona muitas experiências para a juventude. “Eu aprendi no Conecta Jovem, que é importante sabermos noções básicas como cuidados com o botijão de gás, noções de segurança, primeiros socorros. Foi muito importante e prazeroso, eles mostrarem isso nas escolas públicas”, reforçou.
“Foi muito bom. Aprendi com o Conecta Jovem, os direitos que nós estudantes temos. Também aprendi muito com as oficinas de produções de vídeos e primeiros socorros. Iremos colher muitos frutos com essas oficinas”, enfatizou Alexandre Bandeira, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Militar Diaconizio Bezerra da Silva.
O projeto Conecta Jovem considera os eixos que integram o Estatuto da Juventude que prevê e garante a promoção social e política dos jovens entre 15 e 29 anos. A ação itinerante propõe programações que subsidiam o desenvolvimento das juventudes do Estado. Também considera que a política de juventude é intersetorial e está presente em todos os órgãos e áreas dos setores públicos, e que de alguma forma atua direta ou indiretamente com a vida do cidadão jovem.