O Tocantins passou a contar oficialmente com duas novas rotas turísticas reconhecidas por lei federal. A sanção foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia no Palácio do Planalto, na quarta-feira (26), com participação do governador em exercício Laurez Moreira. As novas normas reforçam a regionalização do turismo, ampliam instrumentos legais para investimentos e consolidam políticas públicas voltadas à infraestrutura e à promoção dos destinos tocantinenses.
As medidas integram ações do governo federal em parceria com estados e municípios para fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável. Para o Tocantins, a oficialização das rotas significa maior acesso a financiamentos, qualificação dos serviços e projeção nacional e internacional.
O governador em exercício Laurez Moreira destacou que o reconhecimento legal fortalece uma das principais vocações econômicas do estado.
“O Tocantins tem um potencial muito grande no turismo e é importante que essa área seja reconhecida legalmente pelo seu valor. Hoje, o Tocantins já é consagrado não apenas nacionalmente, mas também fora do Brasil, com áreas respeitadas turisticamente. Esse é um passo necessário para fortalecer ainda mais o turismo do nosso estado”, afirmou Laurez.
Rota Turística do Capim Dourado
Entre as leis sancionadas está o PL nº 1778/2023, que cria a Rota Turística do Capim Dourado e contempla os municípios de Almas, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Pindorama do Tocantins e São Félix do Tocantins.
A rota reconhece oficialmente o circuito ligado ao artesanato de capim-dourado — símbolo cultural tocantinense — e ao ecoturismo do Jalapão e entorno. A legislação garante aos municípios integrados acesso a políticas de fomento, fortalecimento da infraestrutura e inclusão em programas federais de regionalização turística.
O autor dos projetos, deputado federal Ricardo Ayres, destacou o impacto da sanção.
“O turismo ganha cada vez mais relevância no estado do Tocantins, principalmente pelos atrativos dessas regiões, Capim Dourado e Serras Gerais. Com a aprovação e, agora, a sanção das leis, nós passaremos a ter mais investimentos públicos e privilégios em organismos financeiros para obtenção de financiamentos, além da presença do governo federal, por meio da Embratur e de órgãos ligados ao turismo”, afirmou Ricardo.
Rota Turística das Serras Gerais
Também foi aprovado o PL nº 1779/2023, que institui a Rota Turística das Serras Gerais, reunindo Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama do Tocantins, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.
A região é reconhecida como a maior cadeia de serras do país e reúne cânions, cavernas, dunas, rios cristalinos, patrimônio histórico e paisagens de alto potencial para o turismo de natureza, aventura e cultura. A oficialização da rota permite ampliar investimentos, consolidar a regionalização e fortalecer a promoção turística do território.
Participações e impactos
Prefeitos de municípios diretamente beneficiados — Phabio Augustus da Silva Moreira (Paranã), Edson Neiva da Silva (Aurora do Tocantins), Gercimar da Silva Xavier (São Félix do Tocantins) e Jesy Vieira (Mateiros) — participaram da cerimônia no Planalto.