Governo Federal entrega Plano de Cultura Exportadora ao Tocantins e anuncia apoio a projetos de infraestrutura

O Tocantins recebeu, nesta segunda-feira (24), o Plano de Promoção da Cultura Exportadora durante reunião no Palácio do Planalto que reuniu o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, governadores e representantes estaduais para tratar de investimentos estrangeiros e desenvolvimento do comércio exterior. O encontro contou ainda com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na ocasião, Alckmin assinou uma portaria para apoiar projetos de infraestrutura nos estados e encaminhou ao BID um ofício solicitando a ampliação da cooperação técnica para integrar mais unidades federativas à plataforma de desenvolvimento exportador.

O plano entregue ao Tocantins faz parte da Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que promove a qualificação e expansão da atividade exportadora entre empresas brasileiras.

Representando o Governo do Tocantins, o secretário interino de Representação em Brasília, Elfas Cavalcante Lustosa, recebeu o documento e destacou os avanços recentes do estado na área de comércio exterior. Ele afirmou que a gestão estadual tem fortalecido a cultura exportadora com políticas públicas, qualificação empresarial e articulação com instituições nacionais.

“Fomos o quarto estado do país a concluir o Plano Local da Promoção da Cultura Exportadora, elaborado de forma colaborativa com instituições federais, estaduais, municipais, universidades, setor privado e entidades financeiras”, afirmou.

Ele também ressaltou que, nos últimos três anos, o Tocantins concluiu dois ciclos do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), em parceria com a ApexBrasil, e iniciou um novo ciclo com o Sebrae, ampliando a capacitação de pequenos negócios.

O secretário citou ainda iniciativas como o programa Tocantins pelo Mundo, vinculado ao Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), e ações realizadas em novembro, como a Caravana do Agro Exportador, que reuniu técnicos, representantes internacionais e o setor agropecuário.

“Apresentamos oficialmente o Plano Local, assinamos o protocolo Mapa Conecta e ampliamos o diálogo com mercados internacionais, com destaque para a reunião estratégica com o segmento da carne bovina e a participação de adidos agrícolas do Vietnã e da Arábia Saudita”, afirmou.

Governança e logística estratégica

Elfas Cavalcante informou que o estado avança na institucionalização da Política Estadual da Cultura Exportadora e na criação de um Comitê Gestor Estadual. Ele destacou que o Tocantins integra o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, reforçando a conectividade com países vizinhos.

Ao defender a competitividade do estado, o secretário apontou os fatores logísticos e produtivos: “O Tocantins reúne uma combinação rara: abundância natural, como terras, água, minerais e biodiversidade; e uma logística estratégica, com rodovias estruturantes, a Ferrovia Norte-Sul, a hidrovia Tocantins-Araguaia e o corredor logístico Centro-Norte.”

Ele também reforçou o potencial do Matopiba, apresentado como “a última grande fronteira agrícola viável do mundo”, e concluiu: “Queremos que os produtos tocantinenses ingressem no mercado nacional e internacional com qualidade, competitividade e sustentabilidade. O Tocantins está preparado para avançar e avançará ainda mais com o apoio do Governo Federal e de todas as instituições aqui presentes”.

A reunião também teve a participação das assessoras Geanny Pinheiro e Verônica França, da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços.

Informações: Claudivan Santiago/Governo do Tocantins