Governo do Tocantins solicita apoio ao Ministério da Agricultura para melhorar estradas vicinais usadas por pequenos produtores

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, se reuniu na última quarta-feira (26), em Brasília, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para pedir apoio federal ao programa Caminhos da Produção — iniciativa voltada à oferta de maquinários e estrutura para manutenção de estradas vicinais, fundamentais para o escoamento da produção rural no estado. O Tocantins busca acesso aos equipamentos por meio do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq).

Durante o encontro, Laurez Moreira ressaltou que a precariedade das estradas rurais encarece a logística agrícola e compromete a renda de pequenos e médios produtores.

“Sempre tivemos a preocupação de otimizar as condições para o produtor rural no Tocantins. Nossas estradas são um fator que dificulta para quem produz, encarecendo o produto e tirando a margem de lucro do trabalhador. Por isso, viemos solicitar apoio do ministro para atender aos nossos produtores rurais”, afirmou Laurez.

Ministério confirma viabilidade e inclusão do Tocantins no Promaq

Carlos Fávaro confirmou que o pleito do Tocantins pode ser atendido via Promaq, sem necessidade de convênios, apenas com transferência de patrimônio, condicionada à disponibilidade orçamentária. Ele explicou que o programa foi recentemente reestruturado após anos sem execução.

O ministro reforçou o papel estratégico dos maquinários para a infraestrutura rural.

“Revitalizamos o programa, agora chamado Promaq, que desde 2014 não era executado. É fundamental para garantir o ir e vir no interior: não só para a produção, mas também para o transporte escolar, a segurança e a saúde da população rural. As máquinas são essenciais para manter as estradas em boas condições”, disse Fávaro.

Ele informou que, no dia 3 de dezembro, será concluída uma nova ata de registro de preços, na qual o Tocantins será incluído, possibilitando a entrega dos equipamentos. Segundo o ministro, o programa tem gerado economia de até 37% em comparação aos valores de mercado, aumentando a eficiência do gasto público. A expectativa é de que o estado seja atendido até o fim do ano.

Impacto esperado no Tocantins

O fortalecimento do Caminhos da Produção deve melhorar a trafegabilidade das estradas vicinais, beneficiando pequenos produtores, o transporte escolar, o acesso a serviços de saúde e a logística das cadeias produtivas. O governo avalia que os equipamentos ajudarão a reduzir custos operacionais e ampliar a competitividade agrícola em todas as regiões do Tocantins.

A reunião contou ainda com a participação do senador Irajá; do secretário estadual dos Esportes e Juventude, Juarez Moreira; do deputado federal Tiago Dimas; e da chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Agricultura e Pecuária, Flávia Rodrigues.

Informações: Lidieth Sanchez/Governo do Tocantins