Governo leva informações sobre sanidade animal aos produtores rurais

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com a MSD Saúde Animal e demais órgãos, realizaram no sábado, 31, na Fazenda Brejinho, no município Pedro Afonso, a 5ª edição do Dia de Campo da Sanidade Animal. O evento reuniu produtores rurais e estudantes do município e da região.

Na abertura do evento, o vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado e as instituições no fortalecimento da defesa agropecuária no Tocantins.

“A nossa pecuária vem crescendo a cada ano e ganhando força no mercado nacional e internacional, por isso é importante cuidarmos da sanidade do nosso rebanho. Este evento visa chamar a atenção dos produtores por meio de ações de educação sanitária para manterem a saúde dos animais em dia, vacinando contra doenças que causam prejuízos econômicos,” pontuou Lenito Abreu.

O sócio proprietário da Fazenda Brejinho, o Sr. João Damasceno de Sá Filho, agradeceu a presença das instruções em sua propriedade e disse que o rebanho do Estado está evoluindo geneticamente, e com a retirada da vacinação contra a febre aftosa abrirá novos mercados de exportação de carne.

“Foi importante este alerta sobre a continuidade da vacinação contra outras doenças que acometem o rebanho e a manutenção do registro dos animais junto a Adapec, para que o Estado possa traçar políticas de defesa agropecuária para o setor”, destacou João Damasceno.

O Dia de Campo contou com três palestras sobre: o papel do produtor rural após a retirada da vacinação contra a febre aftosa, que foi proferida pelo médico veterinário da Adapec, João Eduardo Pires; o que fazer para aumentar a produtividade do rebanho, conduzida pelo médico veterinário da MSD, Carlos Nunes; e a última abordou a conjuntura atual do agronegócio no Tocantins feita por meio de vídeo chamada com o Secretário da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café.

Parceria

O evento foi realizado com a parceria entre a Adapec, MSD Saúde Animal, Sebrae, Faet/Senar, Prefeitura Municipal de Pedro Afonso, Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro), SIRPAR e Fazenda Brejinho.