Com proposta de compartilhar as boas práticas da rede Sine na região Norte, disseminando as práticas e experimentações da parceria entre Ministério de Trabalho e Emprego (TEM) e Agência Francesa de Desenvolvimento/Expertise France (AFD), o Governo do Tocantins, por meio do Sistema Nacional de Emprego do Tocantins (Sine/TO), recebe nesta terça-feira, 17, em Palmas, equipes dos Sines dos estados do Norte do Brasil , para participar do Seminário Técnico do Sistema Nacional de Emprego (Sine) – Regional Norte.
O evento que segue até a quinta-feira, 19, ocorre no auditório da Defensoria Pública Estadual, em Palmas. Participam do Seminário os representantes do Sine Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Brasília.
Representando o governador Wanderlei Barbosa, o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, afirmou que é uma grande alegria receber os Estados para esta troca de experiências exitosas utilizadas nos Sines da região Norte. “O Tocantins tem despontado como um dos Estados que mais gera emprego no Norte do Brasil e apresentaremos, para os Sines dos demais estados, dois casos de sucesso: o Programa Jovem Trabalhador e o novo sistema de encaminhamento de vagas no Tocantins”, destacou.
O evento é realizado em parceria entre MTE e Agência Francesa de Desenvolvimento/Expertise France (AFD).
O coordenador do projeto de Transformação do Sine, do Ministério do Trabalho e Emprego, Ambroise Le Moal, disse que os seminários acontecem nas cinco regiões brasileiras, a fim de disseminar as boas práticas. “O principal objetivo dos seminários é para troca de experiências, estamos sistematizando as boas práticas de todas as regiões e iremos compartilhar para que sejam replicadas de um estado para outro”, destacou.
O representante do MTE, Thiago Motta, afirmou que é preciso reunir as políticas de qualificação, políticas da juventude e intermediação de mão de obra. “Juntas essas políticas darão a resposta que o trabalhador brasileiro precisa para que as vagas passem pelo sistema público de emprego e sejam acopladas pelas pessoas que estão precisando. Encaminhamos um acordo de cooperação técnica com a Agência Francesa de Desenvolvimento e a Expertise France, empresas que tocam o sistema público de emprego francês. A ideia é ensinar o que fazemos aos franceses e possamos aprender a forma como eles trabalham o sistema público de emprego”, salientou.
A secretária executiva da Setas, Alessandra Camargo, reforça a importância do seminário e acredita que todos os Sines da região Norte levarão consigo uma bagagem robusta em relação às questões de Trabalho Emprego e Renda, bem como às questões da juventude em relação ao trabalho e à qualificação.
Seminário Técnico – Regional Norte
O seminário é voltado para os gestores e diretores dos postos do Sine da região Norte do Brasil, e para os entes parceiros do Sine.
Para o superintendente do Trabalho, José Alberto Guimarães (Gordo), “o seminário possibilita ao Sine Tocantins mostrar suas ações positivas e conhecer as boas práticas na execução dos serviços prestados pelos demais Sines da região Norte”.
Além de representantes dos Sines estaduais, participam do evento representantes do Conselho Estadual de Trabalho e Emprego do Tocantins (Ceter), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (Faciet), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Secretaria Estadual da Educação do Tocantins (Seduc), Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe) e da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (SICS).
Sine Tocantins
O diretor do Sine Tocantins, Kleber Wessel, falou sobre as boas práticas que o Tocantins apresenta no Seminário. “O Sine Tocantins tem seis projetos estruturantes, sendo que um deles é um programa de Governo, o “Jovem Trabalhador” e falaremos também de outras iniciativas importantes, como o “Sine Aqui”, “Jornada Sine”, “Sine na Escola”, além da nova plataforma de qualificação virtual que será lançada durante o evento”, disse Kleber.
Sine Amapá
Representando o estado do Amapá, o gerente do Sine/Amapá, Gabriel Costa, falou da importância de participar do Seminário e das boas práticas que os Sines apresentam. “O seminário é uma oportunidade única de conhecermos as realidades dos Sines dos estados vizinhos, que são bem próximas da nossa, com o objetivo de atender melhor o trabalhador e suas expectativas. Queremos trazer para os outros Sines nossa experiência com um projeto de qualificação profissional para os trabalhadores do Amapá”, afirmou.
Sine Amazonas
A diretora do Sine Amazonas, Samantha Chíxaro, destacou o atendimento humanizado como principal destaque de seu estado. “Prestamos um atendimento humanizado e acreditamos que esse atendimento é nosso principal diferencial, porque focamos em resolver a necessidade do trabalhador e o objetivo é que a pessoa saia do Sine com seu problema resolvido”, destacou a diretora.
Sine Pará
A delegação do Pará é uma das maiores entre as que estão participando do Seminário. A diretora do Trabalho, Emprego e Renda do Estado do Pará, Ana Patrícia Araújo, afirmou que tem boas expectativas de aprendizado, com a troca de experiências das atividades e das políticas de empregabilidade entre os estados da região Norte.
Programação
O evento iniciou nesta terça-feira, 17, com apresentações culturais e Abertura da Mesa com tema “Novos caminhos para o avanço da Rede Sine – Tocantins”.
Na parte da tarde ocorre a apresentação sintética do Projeto de Cooperação Técnica MTE/AFD, e apresentação das experimentações e realizações do projeto.
Na quarta-feira, 18, na parte da manhã, acontece o Trabalho de Inteligência Coletiva nas salas temáticas e apresentação do Manual Operacional do Diagnóstico Territorial. No horário da tarde ocorre o compartilhamento de Boas Práticas pela Rede Sine – Região Norte.
Já na quinta-feira, 19, será a vez da visita ao prédio do Sine Palmas, exposição de produtos da Inclusão Produtiva, e visita ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.