Genésio Tocantins retorna simbolicamente aos palcos em circuito de música regional

O cantor e compositor Genésio Tocantins fará participação especial no projeto Pôr do Som – Circuito Tocantins-Araguaia de Música Regional na Praia, que levará apresentações gratuitas a cidades ribeirinhas durante a temporada de praia 2025. A iniciativa, idealizada e com direção musical do próprio artista, contará com dez shows em diferentes municípios do estado.

Mesmo afastado dos palcos desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em janeiro de 2024, Genésio estará presente de forma simbólica no projeto, reafirmando seu vínculo com a cultura regional. “Fazer parte desse projeto, mesmo com limitações, é uma forma de continuar presente e de mostrar que a música regional segue viva e forte”, declarou o artista.

O circuito é realizado pela produtora Tocantins Filmes, com mais de 15 anos de atuação cultural no estado, e foi contemplado pelo Edital Rouanet Norte, do Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Correios, além do apoio das prefeituras de Caseara, Pedro Afonso, Itacajá e Santa Tereza do Tocantins, da Secretaria da Cultura (Sectur) e do Governo do Tocantins.

Segundo a produtora do projeto, Kécia Garcia Ferreira, “desde o início, sabíamos que o Pôr do Som só faria sentido com a participação do Genésio. Ele é o autor da proposta, é pioneiro da música tocantinense e representa um patrimônio vivo da nossa cultura”.

As apresentações têm como destaque o cantor Braguinha Barroso, que interpreta repertório autoral e clássicos do cancioneiro tocantinense em formato intimista. O objetivo do projeto é democratizar o acesso à produção cultural em comunidades com pouca oferta de eventos culturais, transformando as praias do estado em espaços de celebração da identidade local.

Apresentações confirmadas

  • 25 de julho – Caseara, às 20h

  • 26 de julho – Pedro Afonso, ao meio-dia

  • 26 de julho – Itacajá, às 19h

  • 27 de julho – Santa Tereza do Tocantins, às 15h

As demais apresentações do circuito ainda serão divulgadas.

Sobre Genésio Tocantins

Genésio Sampaio Filho, conhecido como Genésio Tocantins, nasceu em 1958 em Goiatins e iniciou sua trajetória na música em festivais regionais. Com o álbum de estreia Rela Bucho (1988), foi vencedor do Prêmio Sharp de Música como Revelação da Música Regional Brasileira. Radicado em Palmas desde 1989, Genésio é reconhecido por sua contribuição à identidade musical do Tocantins e possui mais de quatro décadas de carreira, com parcerias com artistas como Fagner, Pena Branca & Xavantinho e Juraíldes da Cruz.

Em 2024, sofreu um AVC isquêmico e segue em recuperação. Suas composições seguem em circulação, como a música “Nós é Jeca, mas é Joia”, tema de abertura da série Pablo e Luizão.