Gastronomia aliada ao agroextrativismo de espécies do Cerrado é exposta na Agrotins 2024

A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) mostrará na prática a gastronomia com produtos naturais do Cerrado tocantinense, como: baru, caju, macaúba, mangaba, babaçu e jaca. Na Cozinha Show, chefes de cozinha vão mostrar as diversas possibilidades de aproveitamento desses produtos regionais na alimentação, com receitas de comidas típicas, pratos diferenciados, bolos, doces, tortas e licores.

Segundo a engenheira agrônoma da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e responsável pela Cozinha Show, Francisca Marta Barbosa, a intenção é apresentar, aos visitantes, esses alimentos do agroextrativismo do Cerrado tocantinense. “Ou seja, mostrar as oportunidades dos diversos produtos naturais, valorizando a diversidade do agroextrativismo e a integração na sociobioeconomia, ao utilizar os recursos de forma natural e sustentável, promovendo a conservação dos biomas e o bem-estar da população”, afirma a engenheira Agrônoma.  

A Cozinha Show conta com os parceiros Articulafito, Fiocruz, MDA, Restaurante Temperança e Slow Food-BA. A Feira iniciará na próxima terça-feira, 14, e sua programação seguirá até o sábado, 18, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha. 

Bioeconomia

No dia 16, na Agrotins 2024, entidades estaduais, federais e internacionais irão se reunir para debater a bioeconomia, enquanto conjunto das atividades econômicas baseadas na utilização sustentável dos recursos biológicos renováveis. “A intenção é reestruturar as cadeias produtivas do extrativismo em atividades da sociobiodiversidade, valorizando a diversidade biológica social e cultural brasileira e tocantinense”, explica a engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa.

Participarão da reunião: Seagro, MDA, Agência de Cooperação Alemã-Giz, Articulafito, Fiocruz e o Ruraltins.

Realização

A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.