A exposição “18 anos de história para contar: saberes, produção e paixão aquecendo a cadeia produtiva da cultura junina tocantinense” começa nesta quinta-feira (15), às 19h, em Palmas. A mostra é realizada pela Federação de Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), e segue aberta à visitação gratuita até 20 de fevereiro.
A exposição ocorre na Galeria Municipal de Artes do Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Abertura e acervo
A abertura contará com a participação de Jaqueline Guimarães e Felipe Trindade, da quadrilha Matutos da Noite, campeões nacionais na categoria Casal de Noivos do Concurso Nacional Destaques Juninos da Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq).
O público poderá conferir relatos, fotografias e figurinos históricos que retratam o início das atividades juninas em Palmas e em outras regiões do Tocantins, além do processo de união das quadrilhas da capital que resultou na fundação da Fequajuto.
Valorização cultural
“A exposição é um reconhecimento a esta manifestação como cultura popular de elevada expressão simbólica, cidadã e econômica. É uma forma de valorizar a cultura de um povo que acredita na sua força e, ao mesmo tempo, fortalece a cadeia produtiva e movimenta a economia criativa em todo o Estado”, afirmou a artista visual e curadora da mostra, a presidente da FCP, Luara Aquino.
Em Palmas, a cultura junina tem destaque no Arraiá da Capital, que reuniu cerca de 50 mil pessoas em 2025.
Financiamento e apoio
O projeto foi iniciado em 2024 e executado em 2025, com recursos da Lei Paulo Gustavo – Culturas e Linguagens, do Ministério da Cultura, por meio de edital da FCP. A exposição também conta com apoio da Spatium Audiovisual.
Informações: Secom Palmas TO