Para celebrar a arte tocantinense e comemorar um ano da Galeria Aman, a exposição coletiva ‘AMANhecer’ continua aberta até novembro. Na mostra, os visitantes têm a oportunidade de contemplar e adquirir obras inéditas de cinco artistas locais.
Com 14 obras originais produzidas exclusivamente para a exposição, Sérgio Lobo nasceu em Colinas do Tocantins e é um dos residentes da galeria. O artista está sempre em busca de novas expressões, reinterpretando elementos com uma linguagem contemporânea e reforçando a importância de explorar o traço do desenho e a beleza das cores em suas múltiplas manifestações, manchas e abstrações.
Sua abordagem, que incorpora o uso inovador de técnicas de vazamento de tinta, revela uma exploração ousada de formas e cores, refletindo a essência da arte contemporânea. “O processo criativo foi realizado com a técnica de vazamento com a tinta líquida ou semilíquida sem o uso de pincéis, onde as cores trabalham”, explica.
Na exposição coletiva, que ainda apresenta criações dos artistas Marcos Dutra, Pierre de Freitas, Ronan Gonçalves e Solange Alves, Lobo conta que suas peças se integram à galeria, enriquecendo a diversidade de estilos e técnicas representadas. “É ótimo participar da Exposição como artista residente da AMAN porque, além de divulgar o meu trabalho, valida a minha arte. Estou super feliz!”
AMANhecer destaca não apenas o trabalho de Lobo, mas reverbera também a diversidade de talentos encontrados na região, reforçando o papel essencial da Galeria Aman no desenvolvimento e na promoção da arte tocantinense. A galeria vem se destacando por dar vazão às múltiplas expressões artísticas que se manifestam no estado, incorporando cada peça ao acervo a partir de uma perspectiva única.
De acordo com o curador da Aman, Ronan Gonçalves, “A exposição ‘AMANhecer’ atua como uma conexão entre o público e a arte, convidando todos a participar desta experiência. Apresentamos essas peças lado a lado no mesmo espaço, criando um ambiente enriquecedor que promove a fluidez estética e investigativa manifestada nessas obras. E o público que visita a exposição tem a oportunidade de adquirir esses trabalhos”, pontua.
Fruto da iniciativa das empresárias Nicia Prado e Kelly Souza, a Galeria Aman surgiu com a proposta de promover exposições de artistas contemporâneos e proporcionar uma programação cultural diversificada.
“Por estarmos situados em uma cidade tão jovem quanto Palmas, percebemos que há uma carência de espaços culturais para a população. A Aman foi criada para preencher essa lacuna, trazendo para a capital do Tocantins obras de destaque no cenário nacional e valorizando, ao mesmo tempo, os talentos locais. Nosso objetivo é promover a arte e seus criadores”, afirma Kelly.
Localizada na 108 Norte, Avenida NS 6, Lote 12 HM, Sala 4, a Galeria se tornou ponto de encontro para a comunidade artística local e vem promovendo uma série de eventos e atividades interativas ao longo do último ano, como oficinas, workshops e debates, criando um ambiente rico para artistas, estudantes e apreciadores da arte.