Exército realiza ação cívico-social em aldeia indígena na Ilha do Bananal

Como parte da Operação TUCUMÃ, voltada ao combate aos incêndios no território nacional, a 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada mobilizou nesta semana tropas do 22° Batalhão de Infantaria Mecanizado para realizar uma ação cívico-social (ACISO) na Aldeia Indígena Boto Velho, situada na Ilha do Bananal. O objetivo foi prestar apoio médico e odontológico aos moradores afetados pelas queimadas, mitigando os impactos à saúde da comunidade.

Durante a atividade, a mão amiga do Exército Brasileiro foi estendida à população impactada pelas queimadas com a realização de 63 atendimentos médicos e 53 odontológicos, utilizando as instalações da Unidade Básica de Saúde da aldeia, que abriga aproximadamente 170 habitantes e é liderada pelo cacique Wagner Mairea Javaé.

A atividade foi acompanhada pelo General de Divisão Ricardo Piai Carmona, Comandante Militar do Planalto, e contou com o apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e da Secretaria Municipal de Governo dos Povos Originários de Lagoa da Confusão (TO).

Serviço

  • 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado
  • Endereço: Fazenda Brejo Comprido, Área 1 – Zona Rural, Palmas – TO
  • Telefone: (63) 9972-6192
  • E-mail: comsoc22bi@gmail.com