Escritor Francisco Neto lança em Araguaína o livro “Olha aquele menino, mamãe!”

A cidade de Araguaína recebe no próximo dia 19 de setembro o lançamento do livro “Olha aquele menino, mamãe!”, do professor, psicanalista e escritor Francisco Neto Pereira Pinto. A obra, publicada pela editora Mercadinho das Letras e ilustrada por Fabiana Correa, será apresentada na Escola Municipal Olavo Bilac, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Literatura infantil com olhar social

Voltado para crianças de 4 a 8 anos, educadores e famílias, o livro aborda temas como pobreza, imigração e a proteção dos povos indígenas, buscando contribuir para a formação de leitores mais conscientes e empáticos. O protagonista é Téo, um menino de quatro anos que, em um passeio ao supermercado com a mãe, se depara com situações de desigualdade, como uma família pedindo dinheiro nas ruas para sobreviver.

Segundo o autor, a narrativa nasceu de suas observações pessoais e da convivência com os filhos. “Escrevo sobre respeitar e conviver com as diferenças, fazer o bem, além de abordar a importância de ajudar a si e aos outros. Quero que as pessoas sejam mais sensíveis e acolhedoras, que se vejam como parte da comunidade”, afirmou Francisco Neto.

Ao final, a obra convida os pequenos leitores a se perceberem como parte de um único mundo, no qual o cuidado mútuo é essencial para transformar a Terra em um verdadeiro lar para todos.

Trecho da obra

“Nem todas as crianças enfloram neste mundo
Mundo, mundo,
com seus mundos
E se, assim de repente,
A terra se tornasse o lar de todo mundo?”
(Olha aquele menino, mamãe!, p. 18)

Ficha técnica

Título: Olha aquele menino, mamãe!

Autor: Francisco Neto Pereira Pinto

Editora: Mercadinho das Letras

Onde comprar: Amazon

Sobre o autor

Francisco Neto Pereira Pinto é doutor em Letras, professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), psicanalista e escritor. Atuante no Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura, dedica sua produção literária também à experiência da paternidade, buscando transformar em palavras reflexões sobre convivência, solidariedade e respeito às diferenças.