Uma experiência desenvolvida na Escola Estadual José Alves de Assis, de Caseara, em utilizar métodos como gincanas, produção de tabuadas, de sistemas de medidas e figuras geométricas ajudou os estudantes a compreenderem melhor os conteúdos de Matemática. A iniciativa deu tão certo que a escola alcançou o 2º lugar no Prêmio Escola que Transforma, com o projeto “As Quatro Operações”, na categoria Escola de Ensino Fundamental Educação Regular/Parcial – Anos Finais do Ensino Fundamental – Esfera Estadual.
A professora Neide Rosa Martins dos Santos, que leciona Matemática, explicou que, por meio do projeto, os estudantes aprenderam as quatro operações e conceitos de área, perímetros, figuras planas e as frações.
O projeto foi realizado com os alunos dos 6º e 7º anos do ensino fundamental e surgiu da necessidade de a escola promover metodologias para suprir as deficiências de aprendizagens em Matemática. E, além disso, promoveu melhora na leitura, na escrita e no raciocínio lógico e ajudou a desenvolver habilidades sociais.
A professora Neide ressaltou que os estudantes mostraram entusiasmo e compromisso com as atividades propostas. “O processo encerrou com uma exposição de cartazes e as tabuadas produzidas pelos estudantes. A aprendizagem foi tão significativa com a realização do projeto que houve um avanço no desenvolvimento dos índices de aprovação para 97,97%, em 2022”, frisou.
O estudante Cezar Augusto Ribeiro Tedeschi afirmou o quanto o prêmio foi importante para a escola. “Eu gostei muito de participar do projeto porque proporcionou aulas práticas, o que não tínhamos feito ainda. Foi uma forma diferente de adquirir conhecimentos. Fomos para o pátio, aprendemos a medir as distâncias. E sobre o prêmio, eu não acreditei quando falaram que o nosso projeto tinha alcançado o 2º lugar. Esse resultado trouxe um ânimo muito grande para a nossa turma”, comentou.
A estudante Ângela Santos Souto, 12 anos, do 8º ano do ensino fundamental, falou do seu desempenho nas atividades. “Eu gostei dessas aulas diferenciadas, dos exercícios realizados em grupo e dos materiais didáticos que utilizamos. Exercitei o raciocínio lógico e melhorei a interpretação e a leitura”, comentou.
Vanuzia Ribeiro Lima, mãe de aluno, ressaltou o quanto o projeto ajudou os seus filhos a compreenderem melhor o conteúdo. “Eu percebi que eles melhoraram muito, principalmente no que se refere às quatro operações. Por isso, eu agradeço a toda a equipe da escola”, afirmou.
A diretora Kátia Sirlene Martins Rocha explicou que para a escola o prêmio representou muito, pela valorização dos trabalhos realizados em sala de aula e pelos excelentes profissionais. Esse resultado deu certo porque os estudantes acreditaram na proposta pedagógica, se esforçaram e hoje comemoram melhorias no ensino e na aprendizagem.
O Prêmio Escola que Transforma é uma ação do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE), uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação.