Durante os dias 06 a 08 de junho, acontece em Palmas o 6º Encontro Tocantinense de Agroecologia, realizado pela Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA). O evento reúne camponeses e camponesas, quebradeiras de coco babaçu, indígenas, quilombolas, povos tradicionais, defensores e defensoras de direitos humanos. Visando fortalecer a agroecologia no Tocantins.
A reunião começa na quinta-feira, 06, às 14h, com a realização de Audiência Pública com o Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO) e Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO) para discutir a questão agrária no estado, a realidade e a luta dos povos do campo.
Durante o encontro serão realizadas oficinas, mesas de diálogos, feiras e outras atividades que aguardam a participação de 400 pessoas vindas de diversas regiões do Tocantins. Nesta edição, serão debatidas estratégias visando aumentar o consumo de produtos agroecológicos no Estado. A programação do encontro segue nos demais dias com a realização de oficinas, mesas de diálogos, feiras e um conjunto de outras atividades que contará com a participação de aproximadamente 400 pessoas de todas as regiões do estado. Um dos objetivos dessa edição é propor estratégias para aumentar a produção e o consumo de produtos agroecológicos no estado.
Desde 2002, a Articulação Tocantinense de Agroecologia vem se articulando. O primeiro Encontro Nacional de Agroecologia teve a participação de diversas organizações do Estado. Desde então, em 2015, as reuniões vem consolidando a Articulação Tocantinense de Agroecologia, que tem como principal objetivo fortalecer a agroecologia e luta pela terra no estado do Tocantins.