Servidores da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP) do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participam do 23º Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – Edição Especial Educação Que Transforma, na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás. Com o intuito de promover a valorização das raízes culturais do País, o evento teve início nesta quarta-feira,13, e segue até domingo, 17.
O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Dalmir da Silva Jorge, destacou que a presença dos servidores no evento é fundamental para enriquecer os trabalhos que o Naturatins já desenvolve nas comunidades tradicionais que residem nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado. “O evento nos oportuniza observar a realidade, conhecer o processo evolutivo, cultural e econômico das comunidades tradicionais, com intuito de levar essas experiências para subsidiar futuras ações da DBAP nas nossas comunidades tradicionais do nosso Estado”, frisou.
A gerente de Suporte e Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz, reiterou a importância da participação do órgão ambiental no evento. “Durante esses dias nós faremos uma imersão em pautas importantes e pertinentes aos trabalhos que já desenvolvemos no Tocantins com as comunidades tradicionais. Podermos dialogar sobre as vivências, experiências e iniciativas que ocorrem aqui, vai nos ajudar a levar para o nosso Estado ideias que com certeza, agregarão ao nosso trabalho, que visa dar suporte ao desenvolvimento socioeconômico das nossas comunidades”, destacou.
Nesta quarta-feira, 13, a equipe participou de rodas de conversa que tiveram como temas Entre Tramas e Raízes: Desafios e Demandas na Preservação da cultura e artesanato tradicionais em Goiás; Horizontes Sustentáveis: Uma análise das políticas públicas para turismo e cultura no Estado de Goiás; e Caminhos Sustentáveis: Turismo, Arte e Cultura na Promoção do Desenvolvimento de povos indígenas e comunidades tradicionais.
Na quinta-feira, 14, por sua vez, eles participarão de rodas de conversa com as seguintes temáticas: Sociobiodiversidade em foco: uma jornada criativa na economia sustentável por meio do turismo; e Experiência Turística na Chapada: Turismo cultural e de base comunitária na região da Chapada dos Veadeiros. Além disso, eles participarão nos dias 15, 16 e 17 de conferências temáticas das culturas populares e tradicionais.
Visita técnica ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Ainda durante o evento, a equipe do Naturatins realizará visitas técnicas na região da Chapada dos Veadeiros para conhecer as comunidades originárias e tradicionais, bem como buscar entendimento sobre a gestão de uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Sobre o encontro
Realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de São Jorge, o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros faz parte do calendário cultural anual do Estado de Goiás e beneficia o público regional, nacional e internacional.
Em 23 anos de história, o Encontro já reuniu 575 atrações culturais, mais de 196 oficinas e cerca de 200 rodas de prosa. Uma média de 460 mil pessoas já participaram das atividades, fortalecendo também a região da Chapada dos Veadeiros.
Esta Edição Especial Educação que Transforma conta com a co-realização da Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, por meio da Secretaria de Turismo do Município, da UFG (Universidade Federal de Goiás), do Ministério da Cultura e do Governo Federal; parceria da ASJOR (Associação dos Moradores da Vila de São Jorge); apresentação do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Secult Goiás, por meio de projetos contemplados pelo edital de fomento aos Festivais e Eventos e pelo edital de fomento ao Artesanato do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2023; e apoio da Goiás Turismo e do Governo de Goiás.
A programação conta com Conferências Temáticas das Culturas Populares e Tradicionais que reúne mais de 50 mestres de cultura popular de todo o Brasil.
Ainda acontecerão rodas de prosa, palestras, oficinas, shows, exposições e a Feira de Experiências Sustentáveis do Cerrado.
Entre as atrações musicais estão o rapper Gog/DF, o grupo Tambores do Tocantins/TO e Martinha do Coco/PE. (Com informações da organização do Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros)