Encerramento do Ano Jubilar da Arquidiocese de Palmas será celebrado neste sábado em Taquaralto

O encerramento do Ano Santo Jubilar da Arquidiocese de Palmas será realizado neste sábado (20), a partir das 17h30, na Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Taquaralto. A programação inclui missa solene presidida pelo arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães, além de atividades religiosas e culturais com a participação do clero e da comunidade católica.

Com o tema Peregrinos da Esperança, o evento marca o fechamento das atividades jubilares realizadas ao longo do ano na arquidiocese. Durante a celebração, está previsto o lançamento do Plano Estratégico de Evangelização, da revista comemorativa da Assembleia Diocesana e do Anuário da Arquidiocese, que reúne dados e estatísticas da Igreja local. Também haverá a posse dos novos membros do Vicariato da Ação Pastoral (VAP).

Ao comentar o significado do Ano Jubilar, o arcebispo destacou o caráter espiritual do período.

Ao falar sobre a celebração, Pedro afirmou que o Ano Santo Jubilar é “um tempo de graça, de esperança e de renovação espiritual para toda a comunidade cristã. Que Nossa Senhora Aparecida, a mãe de todo o brasileiro, nos ajude a formar essa comunidade missionária e sinodal e celebrarmos o Deus da esperança com muita força e muita energia”.

O pároco da Matriz Nossa Senhora Aparecida também convidou os fiéis a participarem do encerramento.

Ao convidar a comunidade, José disse que “será um momento de espiritualidade, onde toda a igreja estará reunida para celebrar as graças do Senhor misericordioso, vamos fortalecer a nossa vida de oração. Você é o nosso convidado especial. Não deixe de participar desse momento tão grandioso da nossa igreja”.

Após a missa, a programação segue com quermesse, oferta de pratos variados e apresentações culturais com artistas locais.

O que é o Ano Jubilar

O Ano Jubilar, também chamado de Ano Santo, é um período especial da Igreja Católica celebrado, em regra, a cada 25 anos. O objetivo é promover o perdão, a renovação espiritual, a reconciliação e a peregrinação dos fiéis. O primeiro Ano Jubilar foi convocado pelo papa Bonifácio VIII, no ano de 1300.

A programação do Jubileu atual teve início em 24 de dezembro de 2024, com a abertura da Porta Santa em Roma, e segue até 6 de janeiro de 2026. Ao longo do período, são realizadas celebrações, peregrinações e atividades temáticas voltadas a diferentes grupos da Igreja em todo o mundo.