Em meio a aumento de contratações temporárias, Tocantins registou mais de 700 vagas de emprego no final do ano

O Tocantins registrou mais de 700 vagas de emprego disponíveis neste mês de dezembro, em meio a uma alta nacional de 7,5% nas contratações temporárias de fim de ano. Segundo dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), foram 234 vagas em Palmas, 109 em Araguaína e 103 em Luzimangues, entre outras cidades.

Os setores com mais oportunidades são Comércio e Varejo, Construção Civil e Atendimento ao Público. As vagas estão disponíveis para consulta e inscrição nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Palmas, Taquaralto, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Paraíso do Tocantins.

Clique aqui para acessar o último levantamento realizado.

Nacionalmente, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima cerca de 535 mil contratos temporários entre outubro e dezembro de 2025. O setor industrial lidera as contratações, com 50% do total, seguido por Serviços (30%) e Comércio (20%).

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quase metade das empresas (47%) desses segmentos tendem a reforçar equipes para a demanda extra do fim de ano. Outros 22% devem repor vagas por rotatividade e 20% buscam melhorar a qualidade do serviço.

O levantamento indica que as contratações temporárias devem ter uma duração média de 2,5 meses (2,9 meses nas capitais), e 47% das companhias planejam efetivar profissionais após o período.

A Setas informou que seu sistema de vagas não possui filtragem específica para contratações temporárias, por isso enviou um levantamento geral. Os interessados devem procurar o posto do Sine mais próximo, fazer ou atualizar o cadastro e consultar as oportunidades disponíveis. A secretaria recomenda acompanhar as atualizações em suas redes oficiais.