Em Brasília, Laurez pede medidas para reduzir impacto de tarifas dos EUA nas exportações do Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para solicitar apoio federal na diversificação da matriz exportadora do estado e na abertura de novos mercados para os produtos tocantinenses.

Durante o encontro, Laurez destacou que o recente tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros reforça a necessidade de ampliar destinos comerciais.

“Eu sempre tive a preocupação de industrializar o nosso estado. E, para alcançar esse objetivo, entendo que o primeiro passo é procurar quem pode nos apoiar de forma estratégica, que é o vice-presidente Geraldo Alckmin. O Tocantins tem um grande potencial produtivo, mas precisamos avançar na agregação de valor e na abertura de portas para que nossos produtos cheguem cada vez mais longe”, afirmou.

Produtos afetados e pauta prioritária

De acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), os segmentos mais afetados pela sobretaxa norte-americana são os de carne bovina e produtos do setor pet, que foram apresentados como prioritários na reunião.

Alckmin entregou ao governador o Plano Tocantinense de Cultura Exportadora, elaborado em conjunto entre o ministério, a Sics e a ApexBrasil, no âmbito da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE). O governador aproveitou a ocasião para convidar o vice-presidente a participar do Fórum Estadual da Micro e Pequena Empresa (Femeto), marcado para os dias 3 e 4 de dezembro em Palmas, convite que foi bem recebido.

Agroindústria e apoio federal

O vice-presidente ressaltou que o governo já atua por meio do programa Brasil Mais Produtivo, voltado a apoiar micro, pequenas e médias empresas. “O Tocantins é um estado que eu ajudei a criar como constituinte e que vai avançar muito. Nós iremos trabalhar para agregar mais valor ao setor, atrair novas empresas e incentivar o crescimento dos pequenos negócios”, disse.

O senador Irajá reforçou a importância da abertura de mercados como Europa, Ásia, Oriente Médio e China. “A abertura desses novos mercados tem uma relevância enorme, porque impacta diretamente a vida dos tocantinenses, na geração de emprego, de renda, no estímulo à iniciativa privada e no apoio aos nossos empresários”, afirmou.

Logística e estudos geoeconômicos

O encontro também discutiu a relevância da BR-142 como via de integração continental, ao transpor a Ilha do Bananal e ligar os oceanos Atlântico e Pacífico. O Governo Federal confirmou apoio à realização de novos estudos geoeconômicos, iniciados pelo Tocantins, para atualização do mapa geológico estadual.

Participaram da reunião, além de Alckmin e Laurez, o senador Irajá, o secretário de Esportes e Juventude, Juarez Moreira, o secretário da Indústria e Comércio, Carlos Humberto Lima, e o deputado federal Tiago Dimas.

Informações: Claudivan Santiago/Governo do Tocantins