Eleições no Tocantins: PSOL e Cidadania estão com a menor representatividade no estado

À medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam, a corrida eleitoral se intensifica em todo o país. No Tocantins, foram registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 6.441 nomes para concorrer ao Legislativo Municipal, além de 325 candidatos a prefeito e vice-prefeitos nos 139 municípios.

Menor Representatividade

Dois partidos registraram a menor representatividade no Tocantins, foram eles o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Cidadania.

O PSOL registrou 10 candidatos, sendo uma prefeita um vice prefeito (Lucia Viana e Silvio Souza em Palmas) junto com oito vereadores. As outras duas candidaturas ao Legislativo Municipal ocorreram em Tocantinópolis.

Já o Cidadania registou somente três nomes, sendo dois vereadores em Colinas do Tocantins e um em Colméia, além de um vice-prefeito em Gurupi (Tatiana Nunes, junto ao candidato Cristiano Pisoni (PSDB).

Partido do presidente Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT), por sua vez, registrou o total de 316 candidaturas no Tocantins, entre Executivo e Legislativo. A cidade com o maior número foi Araguaína, com 13 nomes. Já a capital Palmas, foram 07 registros.

Veja a relação por cidades com o maior quantidade de candidatos que o PT registrou:

Araguaína – 13 candidatos
São Salvador do Tocantins – 12 candidatos
Paraíso do Tocantins – 12 candidatos
Couto Magalhães – 11 candidatos
Araguatins – 10 candidatos
Porto Alegre do Tocantins – 10 candidatos
Palmas – 7 candidatos

Maior Representatividade

O Jornal Primeira Página apurou quais partidos registraram o maior número de candidaturas. Veja a relação abaixo somando vereadores e chefes do Executivo.

Republicanos

O Republicanos lidera o ranking com 1.193 candidatos registrados no Tocantins. Esse número expressivo demonstra a força e a mobilização do partido no Tocantins. O partido tem como presidente regional o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

União Brasil (UNIÃO)

Em segundo lugar, o União Brasil registrou 1.058 candidatos. A sigla está sob o comando da senadora Professora Dorinha Seabra.

Progressistas (PP) e Partido Democrático Trabalhista (PDT)

O PP aparece em terceiro lugar com 732 candidatos, enquanto o PDT segue de perto com 724. O primeiro tem como presidente regional o deputado Vicentinho Júnior e o segundo, o vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira.

Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e Partido Liberal (PL)

O MDB e o PL somam 566 e 514 candidatos, respectivamente. O deputado federal, Alexandre Guimarães, presidente o MDB e o PL segue com a liderança regional do senador Eduardo Gomes.