Com a aproximação das eleições, o cenário político das cinco maiores cidades do Tocantins – Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso – começa a se delinear com mais clareza. As convenções partidárias realizadas recentemente oficializaram as candidaturas para as eleições municipais, destacando os principais nomes que disputarão as vagas de prefeito em cada município. A definição das chapas é um marco importante que estabelece as bases da competição eleitoral e os principais eixos de debate para os próximos meses.
Nesta reportagem, apresentaremos um panorama das candidaturas que foram formalmente confirmadas nas cinco cidades tocantinenses. Convidamos o leitor a explorar os perfis dos candidatos. Passada as convenções partidárias, agora todos os candidatos estão registrando suas candidaturas na Justiça Eleitoral.
Quatro candidatos marcam a disputa pela Prefeitura Municipal de Palmas
Eduardo Siqueira
Eduardo Siqueira Campos (Podemos) foi confirmado como candidato à Prefeitura de Palmas durante a convenção partidária realizada no dia 1º. O pastor Carlos Velozo (Agir) será seu vice na chapa. Aos 65 anos, Eduardo é filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, falecido em 2023. Ele já exerceu cargos importantes, incluindo prefeito de Palmas entre 1993 e 1996, deputado estadual de 2015 a 2022, deputado federal de 1989 a 1995 e senador pelo Tocantins de 1999 a 2007.
Janad Valcari
Janad Valcari (PL) é a candidata do Partido Liberal (PL) à Prefeitura de Palmas. Sua candidatura foi definida em convenção no dia 2 de agosto, na Praça dos Girassóis, com Pedro Cardoso (Republicanos) como seu vice. Aos 40 anos, Janad é advogada, administradora de empresas, neuropsicopedagoga, tecnóloga em gestão e empresária na área de educação. Ela foi eleita vereadora de Palmas em 2020 e, antes de completar seu mandato, se elegeu deputada estadual em 2022, cargo que ocupa atualmente.
Lúcia Viana
A candidatura de Lúcia Viana à Prefeitura de Palmas foi anunciada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no dia 27 de julho. Lúcia foi a primeira candidata confirmada nas convenções eleitorais deste ano, com Silvio Souza como seu vice. Aos 62 anos, Lúcia é advogada e trabalhou como servidora pública federal por 34 anos, aposentando-se do cargo de analista judiciário do Ministério Público Federal (MPF). Ela também tem experiência na Procuradoria da República no Tocantins, no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Senado.
Professor Júnior Geo
Professor Júnior Geo é o candidato do PSDB à Prefeitura de Palmas, com o apoio da atual prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). Sua candidatura foi confirmada em convenção no dia 5 de agosto, porém, o nome do vice ainda não foi anunciado. Geo, reeleito deputado estadual em 2022, é professor do IFTO e já foi vereador de Palmas em 2012 e 2016. Em 2020, ele concorreu ao cargo de prefeito, ficando em segundo lugar.
Em Araguaína, Wagner Rodrigues busca reeleição contra dois adversários
Jorge Frederico
Jorge Frederico (Republicanos) nasceu em Araguaína e possui formação em Ciências Contábeis. Ele foi cartorário, empresário, radialista esportivo e vereador por Araguaína. Eleito deputado estadual em 2014, foi reeleito em 2018. Na disputa em 2022, consagrou-se o representante de Araguaína mais votado do Tocantins.
Wagner Rodrigues
Wagner Rodrigues (UB) é o atual prefeito de Araguaína e busca a reeleição junto com o vice Israel Guimarães. Ele foi professor no Senai e, de 1999 a 2002, foi responsável pelas parcerias com municípios próximos a Araguaína e região. Cursou Pedagogia pela Unitins e se especializou em Marketing de Negócios. Wagner também foi secretário-chefe de Gabinete em Araguaína de 2013 a 2020. Por fim, foi eleito prefeito para o pleito 2021/2024.
Célio Moura
No dia 2 de agosto, ocorreu a convenção partidária que lançou o deputado federal eleito Célio Moura (PT) como candidato a prefeito. O evento também marcou o anúncio de sua vice-prefeita, Silene Borges. Célio entrou na disputa com o apoio de uma coalizão formada pela federação “Brasil da Esperança”, que incluiu os partidos PCdoB, PV e PT, além da federação formada pela Rede e PSOL.
Eleição em Porto Nacional soma quatro nomes na disputa
Ronivon Maciel
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (União Brasil), e o vice-prefeito, Joaquim do Luzimangues (União Brasil), foram oficializados em 30 de julho. Ronivon, natural de Porto Nacional, tem 43 anos e é graduado em História pela Unitins. Começou sua carreira empreendedora aos 7 ano e ao longo da vida, atuou em diversas áreas, incluindo o comércio, sendo proprietário de uma loja de material de construção.
Antônio Andrade
A candidatura de Antônio Andrade, atual deputado federal, à prefeitura de Porto Nacional foi oficializada em 5 de agosto, com o vice Soares Filho, durante a convenção do Republicanos. Conhecido como Toinho Andrade, ele nasceu em Porto e exerceu três mandatos como vereador, além de presidir a Câmara Municipal. Entre 2004 e 2005, foi suplente na Assembleia Legislativa e, em 2007, assumiu a Secretaria Extraordinária de Coordenação Institucional. Em 2009, iniciou um mandato definitivo como deputado estadual, sendo reeleito em 2014 e novamente em 2018, quando também presidiu a Assembleia. Em 2022, foi eleito deputado federal com 63.813 votos.
Álvaro da A7
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançou sua candidatura para a Prefeitura de Porto Nacional. A convenção ocorreu no dia 1º de agosto. Álvaro Martins, conhecido como Álvaro da A7, é empresário e terá Geraldo Amigão, também do PSB, como vice em sua chapa.
Nelcir Formehl
Com a convenção realizada em 20 de junho, o empresário Nelcir Formehl teve sua candidatura homologada pelo partido Novo. Ele contará com o odontólogo Marcione Alves como vice. Natural do estado do Paraná e com 50 anos, Nelcir é produtor rural no município de Porto e empresário, residindo há 12 anos na cidade que considera seu lar.
Josi Nunes contra dois postulantes em Gurupi
Eduardo Fortes
A candidatura do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) foi oficializada no dia 5 de agosto, com o vice Juarez Moreira. Natural de São Joaquim da Barra (SP) e formado em Veterinária, Eduardo reside no Tocantins desde 2009. Empreendedor e atuante na área social, é idealizador dos projetos Hortas Comunitárias, Sopão Solidário, Dia da Gestante, Atleta do Amanhã e Casa de Apoio de Gurupi. Foi vereador por um mandato (2017-2020) e, em seguida, eleito deputado estadual.
Josi Nunes
A prefeita atual de Gurupi, Josi Nunes, teve sua candidatura oficializada em 5 de agosto, durante a convenção do União Brasil, com o empresário Adailton Fonseca como vice. Josi iniciou sua carreira como deputada estadual, cargo que ocupou por quatro mandatos consecutivos (1999 a 2015), e foi deputada federal por um mandato (2015 a 2019). Professora e psicóloga, é mestre em Ciências Gerenciais. Em 2020, foi eleita prefeita de Gurupi.
Cristiano Pisoni
A convenção do PSDB oficializou a candidatura de Cristiano Pisoni para a prefeitura de Gurupi, com Tatiane Barreto como vice. Cristiano, de 48 anos, é empresário no setor de comércio e agronegócio, formado em Administração. Ele comanda uma rede de empresas, incluindo postos de combustíveis, papelaria e franquias.
Celso Morais enfrenta dois candidatos em Paraíso
Celso Morais
Com o suporte de oito partidos, o atual prefeito Celso Morais (MDB) teve sua candidatura confirmada, com Ubiratan Carvalho (PL) como vice. Aos 37 anos, Celso é graduado em Ciências Contábeis pela Ulbra-TO e vem de uma tradicional família de emedebistas. Antes da política, administrava a empresa familiar no setor da construção civil.
Osires Damaso
Osires Damaso, empresário e político natural de Campinorte (GO), ganhou destaque ao presidir a Assembleia Legislativa do Tocantins por dois mandatos. Sua trajetória política começou em 2000, com uma candidatura à prefeitura de Paraíso. Em 2002 e 2006, foi suplente nas eleições para deputado estadual. Em 2010, conseguiu uma vaga na Assembleia e foi reeleito em 2014. Na eleição de 2018, foi o segundo deputado federal mais votado do Tocantins.
Dr. Luiz Antônio
Dr. Luiz Antônio é candidato em Paraíso pela Federação Brasil da Esperança. Casado e pai, ele é médico e dedica-se ao atendimento das populações mais vulneráveis, utilizando sua profissão para promover a justiça social no município.