Os estudantes e servidores do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, de Palmas, foram agraciados com o recebimento da reforma geral da quadra poliesportiva, nesta quarta-feira, 1°. Com uma pintura nova, reforma dos banheiros, troca de portas e calhas, os estudantes desportistas poderão utilizar esses espaços com maior segurança e tranquilidade.
Participaram da inauguração da reforma da quadra o secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz; a diretora regional de Educação de Palmas, Maristélia Alves Santos; o tenente coronel diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar, Welder Messias Cavalcante; o subdiretor de ensino e coordenador-geral dos colégios militares do Tocantins, Walter Ribeiro dos Santos; o major adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Marion Martins da Silva; o major diretor do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, Goiamar Regino Magalhães Júnior; e o major diretor do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II, Fernando Gomes Oliveira.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, participou do evento e falou dos benefícios e importância da quadra poliesportiva para a comunidade escolar.
“Os professores de Educação Física poderão proporcionar atividades esportivas para os estudantes em diversas modalidades. Dessa forma, as contribuições pedagógicas, por meio dos esportes, irão se fortalecer cada vez mais, visto que os esportes proporcionam o desenvolvimento da cultura, da arte e do conhecimento de modo geral”, destacou o secretário.
Os estudantes lotaram a quadra poliesportiva e vibraram aprovando cada palavra proferida pelas autoridades. A estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Neli Carbonieri Andrade de Aguiar, falou dos benefícios que o espaço esportivo pode proporcionar. “Esse espaço serve para a gente se organizar na nossa rotina esportiva, que antes ocorria no espaço aberto e agora podemos fazer isso com maior conforto, devido ser um local apropriado e tranquilo para a prática de esportes com maior segurança. Eu gosto de treinar voleibol, handbol e basquete. Agora temos mais oportunidades para treinar esses esportes”, destacou a estudante.
A estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, Maria Flávia Fernandes Silva, falou sobre a importância do momento. “Para mim, representa um momento de felicidade. Ter essa quadra reformada significa que todos nós que gostamos de esportes teremos como praticar a modalidade que a gente preferir”, pontuou Ana Flávia.
O estudante do 8º ano, João Filipi Tiecher, comenta sobre como está a quadra. “Temos uma quadra com as marcações certinhas que ajudam a melhorar na prática das modalidades esportivas, que podem ser acrescentadas para que mais estudantes se interessem em treinos esportivos”, destacou João Filipi.
O tenente coronel diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar, Welder Messias Cavalcante, enfatizou o esporte como um processo de humanização. “A educação é um processo de motivação e humanização do ser humano. Quando melhoramos os espaços das escolas, buscamos a transformação de cada um participante para que ele torne-se cidadão melhor, pois a educação é um processo de humanização”, ponderou Welder Messias.
Para o professor de Educação Física do Colégio da Polícia Militar – Unidade I, Pedro Henrique Araújo, “com a reforma da quadra, a prática esportiva é mais motivada para os alunos, pois o esporte leva a pessoa a evitar o sedentarismo”, afirmou.
O major diretor do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, Goiamar Regino Magalhães Júnior, comentou sobre a importância da quadra reformada para os estudantes. “A quadra vai beneficiar bastante a escola, no que se refere à prática esportiva. Por ser uma escola que funciona em tempo integral, os estudantes terão mais espaços para desenvolverem suas habilidades”, enfatizou o diretor.
Para concluir a solenidade de inauguração, foi realizado um jogo na modalidade futsal, com duração de aproximadamente 15 minutos, momento em que se pode perceber a empolgação dos atletas na participação da partida e a vibração das torcidas, que ovacionavam e gritavam a cada lance do jogo.