Educação de Palmas comemora Dia Nacional do Livro Infantil com Circuito Cultural

O Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta terça-feira, 18, será comemorado na rede municipal de ensino de Palmas com mais uma edição do Circuito Cultural Infantil. O evento, que já faz parte do calendário escolar do município, é realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com o objetivo de abordar a importância da literatura infantil na formação de leitores. Rodas de leitura, contação de histórias, apresentações de dança e exposição de painéis são apenas algumas das atrações do circuito, que prossegue até quinta-feira, 20.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Contos de Fada, localizado na Arno 72 (605 N), a programação terá início às 7h30, com todos os servidores vestidos a caráter para recepcionar os alunos com uma apresentação de ‘Catirandê’, dança de roda do folclore brasileiro. No Cmei Sonho de Criança, no setor Morada do Sol, a programação também terá início às 7h30, com o Café Literário, momento em que as crianças e familiares serão acolhidos. Em seguida, haverá atividades de contação de histórias e rodas de leitura nas salas de aulas.

No Cmei Paraíso Infantil, no setor Bela Vista, a abertura será às 8h, com um momento cívico, seguido de apresentações musicais e teatrais dos alunos e roda de conversas sobre a importância do livro infantil. Os alunos da unidade que estudam no período da tarde também serão contemplados com a programação. Já o Cmei Aconchego, no Jardim Aureny IV, realiza o projeto Restaurante Literário, às 10h30 e às 16h30.

O Cmei Sonho Encantado, na Arse 111 (1.104 S), fará abertura do circuito às 16 horas, com a apresentação de teatro musical, contação de história por uma criança da unidade e contextos interativos com a participação de alunos e familiares com ênfase em três linguagens: musicalidade, contação de história e movimento. Estão previstas atividades alusivas ao Dia do Livro Infantil, dentro do Circuito Cultural, nos Cmeis Miudinhos, Irmã Maria Custódia, Pequenos Brilhantes, Castelo Encantado, Cantinho Feliz, dentre outros. 


A Data

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, data em que se exalta a importância da leitura literária para as crianças, porta de entrada para a formação de leitores. A data faz menção ao nascimento de Monteiro Lobato, primeiro escritor brasileiro a dedicar-se à escrita de obras para o público infantil, em um contexto histórico em que não se escrevia para os menores, os quais ficavam restritos aos clássicos infantis europeus.