Eduardo Siqueira determina reforma da UPA Norte e melhorias começam em dois dias

Em visita realizada na manhã desta quarta-feira, 8, à Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA), o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, determinou a reforma imediata da unidade e a reestruturação dos serviços. Como primeira medida, será feita a interdição da cozinha, a partir no final da noite desta quinta-feira, 9, e início da reforma pelo local, incluindo o refeitório. 

Desde sua inauguração, em maio de 2015, a UPA Norte passou apenas por manutenções emergenciais. A decisão de começar pela cozinha foi motivada pela identificação de irregularidades nos protocolos sanitários, como cruzamento de fluxos entre setores incompatíveis, equipamentos em mau estado que necessitam de manutenção ou descarte, e condições inadequadas no refeitório.

O prefeito percorreu toda a unidade acompanhado do vice-prefeito Carlos Velozo e do promotor de Justiça Thiago Ribeiro Vilela, do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Durante a visita, ele conversou com pacientes e destacou que o fornecimento de refeições para servidores e pacientes não será interrompido. “Contrataremos emergencialmente, por 60 dias, uma empresa especializada para garantir a continuidade do serviço de alimentação”, explicou Eduardo Siqueira Campos.

A secretária municipal de Saúde, Dhieine Caminski, informou que um plano de ação já está sendo elaborado para a execução das reformas, com previsão de conclusão para agosto deste ano.

“Nosso objetivo é adequar inicialmente os serviços de alimentação e, gradualmente, reestruturar a unidade, trazendo melhorias significativas. Já na próxima semana, será ativado um sexto consultório médico, ampliando a capacidade de atendimento”, destacou.

Segundo Dhieine, o cronograma completo das obras será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura e na imprensa, garantindo transparência no processo.

O prefeito Eduardo Siqueira Campos enfatizou que a UPA Norte foi projetada para atender a uma demanda de dez anos atrás. “Palmas cresceu e a estrutura da UPA não acompanhou esse crescimento. Vamos corrigir isso, garantindo mais dignidade aos trabalhadores e à população”, afirmou.

Fornecimento de refeições

Atualmente, a cozinha da UPA Norte prepara refeições para servidores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD III), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), UPAs Norte e Sul, além de pacientes que aguardam transferência para o Hospital Geral de Palmas (HGP). São servidas, em média, 840 refeições por dia, totalizando cerca de 5.880 por semana.

Linha do tempo

No último sábado, 4, a secretária de saúde esteve na UPA Norte e constatou as inconformidades, principalmente nos ambientes da cozinha e refeitório. Acionou de imediato a Vigilância Sanitária (Visa) de Palmas para realizar uma inspeção sanitária e elaboração de relatório. Já no domingo, a secretária apresentou as demandas da UPA Norte ao prefeito para discussão dos próximos passos em busca da resolução da situação.

Na segunda-feira, 6, uma equipe da Visa realizou a vistoria necessária para elaboração do documento que deu suporte à tomada de decisão da gestão, levando a autorização da reforma, interdição da cozinha e contratação emergencial da empresa terceirizada.