Documentário sobre artesã de 102 anos será lançado nesta quinta em Pedro Afonso

O documentário “Dona Regina, o Labirinto e o Tempo” será lançado nesta quinta-feira, 17 de julho, às 20h30, na Praça Central Coronel Brigadeiro Lysias Rodrigues, no município de Pedro Afonso, a 221 km de Palmas. A produção, realizada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura (Secult), retrata a vida e o trabalho artesanal de Regina da Silva Guimarães, conhecida como Dona Regina, que afirma ter 102 anos.

A exibição faz parte da programação do MovCéu, projeto cultural itinerante da Secult, que ao longo do dia oferecerá ao público rodas de leitura, biblioteca itinerante e experiências com óculos de realidade virtual. Durante a cerimônia, Dona Regina também receberá oficialmente a Carteira Nacional do Artesão.

MovCeu promove democratização do acesso à cultura – Marcelo Rodrigues/Governo do Tocantins

O documentário aborda a trajetória de Dona Regina, que nasceu em 12 de novembro de 1922, em Alto Parnaíba (MA), e vive em Pedro Afonso desde 1975. Com oito filhos, trabalhou como lavadeira e passadeira e, ao longo do tempo, passou a se dedicar ao bordado em “labirinto”, técnica artesanal aplicada sobre linho. A arte exige precisão e tempo, permitindo a criação de formas como flores, folhas e animais.

Embora seus documentos apontem idade de 94 anos, Dona Regina afirma ter 102, justificando a divergência por uma redução intencional de idade na época em que se casou, devido a exigências burocráticas.

“O labirinto” é uma técnica tradicional que envolve o desfiar e o bordar do tecido para criar padrões detalhados, prática que, segundo a produção, também reflete aspectos como superação, fé e preservação cultural.

O MovCéu terá início às 9h, com atividades na frente do Tiro de Guerra Barão do Rio Branco, e segue a partir das 15h na praça onde ocorrerá o lançamento. A iniciativa tem como proposta levar ações culturais a diferentes regiões do estado e valorizar artistas locais e suas histórias.