Disputa em Porto Nacional se acirra com Ronivon tendo 45% e Antônio Andrade 44%, conforme pesquisa Jornal Primeira Página/Vópe

Nestas eleições, a centenária e tradicional Porto Nacional vivencia uma acentuada disputa que vai se acirrando cada vez mais, entre os dois principais candidatos a chefiar o Executivo da cidade, o atual prefeito Ronivon Maciel, do União Brasil, que tenta ser reeleito e o deputado federal Antônio Andrade, do Republicanos.

Com a campanha vivendo dias decisivos, já que está faltando 30 dias para a eleição do domingo, 06 de outubro, o Jornal Primeira Página e o Instituto Vópe, foram a campo para conferir junto ao eleitor, como essa batalha polarizada entre os dois se reflete na intenção de voto.  

Realizada entre os dias 02 a 04 de setembro de 2024, a terceira rodada de pesquisa traz Ronivon Maciel na frente com 45% das intenções de voto, e Antônio Andrade com 44%, com um ponto percentual, apenas, separando os dois candidatos. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

Nelcir Formehl (Novo) e o empresário Álvaro da A7 (PSB) obtiveram 3% e 1%, respectivamente. Declararam-se ainda indecisos 5%, enquanto 2% manifestaram intenção de votar em branco ou nulo.

O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-03061/2024, sendo entrevistados 770 eleitores. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

A primeira rodada de pesquisa em Porto Nacional do Jornal Primeira Página e Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins, foi publicada no dia 14 de maio e a segunda rodada em 14 de agosto. Confira no gráfico abaixo a evolução dos candidatos nas três rodadas de pesquisa.

Índice de rejeição dos candidatos

O eleitor de Porto Nacional também foi consultado, sobre em qual dos quatro candidatos à prefeitura ele não votaria de forma alguma. Desta forma, a pesquisa do Jornal Primeira Página/Vópe também avaliou a rejeição dos nomes.

Antônio Andrade (Republicanos) foi apontado por 31%. Ronivon Maciel (UB) é rejeitado por 25% dos entrevistados. Nelcir Formehl (Novo) tem uma rejeição de 10%, enquanto Álvaro da A7 (PSB) foi indicado por 6%.

Afirmaram que não rejeitam nenhum dos nomes colocados, 22% dos entrevistados; 3% pretendem votar em branco ou nulo, e 3% optaram por não responder à pergunta sobre rejeição.

O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-03061/2024, sendo entrevistados 770 eleitores, entre os dias 02 a 04 de setembro de 2024. A margem de erro é de 3,5%, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Metodologia utilizada

Pesquisa quantitativa de intenção de voto para prefeito de Porto Nacional, na modalidade estimulada, realizada pelo Jornal Primeira Página e Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins, de Palmas, capital do Tocantins.

O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-03061/2024. Foram entrevistados 770 eleitores entre os dias 02 a 04 de setembro de 2024, tendo a pesquisa margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892 2ª Região.

As entrevistas com os eleitores foram realizadas de forma direta baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), com p e q, sendo p (probabilidade favorável a ocorrência de um determinado evento) e q (probabilidade de não ocorrência desse mesmo evento), tendo por objetivo o dimensionamento de uma amostra significativa em relação à população componente do universo pesquisado.

A aplicação dos 770 questionários ocorreu em cinco setores de Porto Nacional, formando conglomerados com os bairros, incluindo o distrito de Luzimangues.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores de Porto Nacional, do TRE/TO do mês de julho de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda familiar da população (sendo a renda familiar retirada do Censo 2010 do IBGE).